Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Cerca de 120 artigos, gerados por computador, são publicados em revistas científicas

O título é um tanto quanto longo mas, é o que duas revistas estrangeiras noticiaram, recentemente, a Nature, na sua edição eletrônica de 25 de fevereiro de 2014. A mesma notícia havia sido publicada no jornal português TSF publicou essa notícia um pouco antes, segundo o referido sítio,, recentemente. No entanto, o autor da descoberta, o cientísta francês Cirill Labbé, fez essa constatação no período de 2008 a 2013 em publicações conceituadas no meio científico. Maiores detalhes poderão ser obtido nas matérias publicadas na Nature, intitulada Publishers withdraw more than 120 gibberish papers, assim como na matéria publicada na Scientometrics, de junho de 2012, com o título Duplicate and Fake Publications in the Scientific Literature: How many SCIgen papers in Computer Science?. A matéria publicada no TSF pode ser lida seguinte link: Revistas científicas publicaram 120 artigos gerados por computador.

Apesar dessas denúncias trazidas à público pelo cientista francês, nenhuma das revistas científicas são de acesso livre, ao contrário,  são revistas científicas comerciais e muito bem conceituadas no meio científico. Isto mostra que os editores científicos devem adotar melhorias no processo de revisão por pares, de modo a garantir a qualidade dessas revisões. Em breve, assistiremos a essas mudanças, fato que os nossos editores devem ficar atentos.

Certamente, programas de computadores aparecerão para analisar os artigos submetidos às revistas cientificas auxiliando todo o processo de revisão por pares. Uma vez  que esses 120 artigos foram identificados com a ajuda de um programa de computador.


Anúncios

março 4, 2014 - Posted by | artigo

2 Comentários »

  1. Versão curta:

    Uma questão importante relacionada com essa notícia é que dependendo de como as leis e termos de uso avançarem (ou retrocederem) nos próximos anos esse tipo de investigação será impossível.

    Versão longa:

    Alguns sites estão incluíndo em seus termos de uso clausulas explícitas de que o uso daquela página por uma máquina/script é proibído e assim tornando o processo de mineração e análise de dados um crime. As implicações da adoção dessas novas políticas são extensas e poderiam ser tratadas em um futuro post.

    Comentário por Raniere | março 5, 2014 | Responder

    • Prezado Rnière,
      Entendo o tema desta matéria publicada no meu blog, como sendo da maior importância e, que os editores de nossas revistas e, eventualmente, seus revisores pouco tem se preocupado no seu dia à dia. Portanto, continuarei em busca de novas informações para ampliar o debate a respeito e, caso vc tenha interesse em publicar algo a respeito, deixo-o à sua disposição para eventualmente enviar alguma matéria que possa contribuir para discussão e ampliação do debate.
      Um abraço.
      Helio Kuramoto

      Comentário por Helio Kuramoto | março 6, 2014 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: