Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Novo ano, novas perspectivas, velhos problemas e dilemas

Eloy Rodrigues - Diretor do Sistema de Bibliotecas da Universidade do Minho

Eloy Rodrigues – Diretor do Sistema de Bibliotecas da Universidade do Minho

Ainda sob o efeito festivo de todos os finais e inícios de anos, aproveito para desejar aos leitores deste blog um 2014 explêndido, com boas perspectivas coletivas e individuais.

Aproveitando este momento, divulgo o recente lançamento da obra Uma década de Acesso Aberto na UMinho e no Mundo promovido pelo colega Eloy Rodrigues, que organizou a série de textos sobre o OA em Portugal, na América do Sul e no Brasil. Eloy Rodrigues, para quem não o conhece, é um dos mais apaixonados defensores do Acesso Livre, ele é diretor do Sistema de Documentação da Universidade do Minho. Ele foi o responsável pela pioneira implementação e implantação do repositório institucional daquela universidade, o RepositoriUM. Seguramente, podemos afimar que esse repositório institucional foi o primeiro repositório implantado em uma universidade que abriga documentos  em língua portuguesa. Pelo menos, não tenho conhecimento de outro repositório institucional implantado em uma universidade de língua portuguesa anterior a esse repositório institucional. Isto demonstra o caráter pioneiro da Universidade do Minho e, consequentemente, do nosso colega Eloy Rodrigues, à quem tomo a liberdade de parabenizar por esse feito.

Na realidade, o livro organizado por Eloy e Cia expõe fatos que demandarão  maiores reflexões quanto ao registro e disseminação da informação científica. A questão é:  a simples aquisição ou estabelecimento de um portal de periódicos científicos atenderão às demandas da ciência e tecnologia? O fato principal é que não basta aos nossos pesquisadores o simples acesso à produção científica mundial mas, é preciso promover a disseminação da produção científica que é produzida pelas comunidade centífica nacianal. A promoção da disseminação da produção científica nacional permite não apenas disseminar a produção científica nacional mas, principalmente, o uso e aquisição da patentes e conhecimentos produzidos localmente.

Alma Swan

Alma Swan – Consultora, Diretora do SPARC – seção Europa e a líder do Enabling Open Scholarship

O citado livro é uma obra coletiva que teve a participação deste blogueiro, da Profa. Sely Costa e do Prof. Fernando César, enquanto autores do capítulo referente ao Acesso Livre no Brasil. Apesar de as nossas iniciativas não terem tido um reflexo mais importante, devo dizer que foi um verdadeiro e legítimo projeto de registro e disseminação da informação, ato e momento em que o IBICT buscava resgatar   projetos com vistas ao registro e a disseminação da informação proveniente da produção científica brasileira. Aliás, é imporante dizer, foi a última tentativa empreendida nesse sentido  por aquela Instituição. Após esse fato, o que fez ou faz o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia?  Nada se tem feito nem à favor da Informação Científica e Tecnológica e nem à favor da Inclusão Social, seu principal discurso nos últimos 10 anos.  A importância desta obra se deve ao fato dela  relatar sobre o estágio do Acesso Livre, tanto em Portugal, quanto em países da América Latina e, especialmente, em países europeus. Além desses relatos, a obra premia a Universidade do Minho pela passagem do décimo aniversário do seu Repositório Institucional, o RepositoriUM. que foi uma iniciativa desenvolvida e implantada pelo colega Eloy Rodrigues. Fico feliz, por ter tido  a  oportunidade de presenciar e conhecer esta iniciativa tão importante para a ciência no contexto europeu e mundial.

Ana Alice Baptista - professora e pesquisadora do Dpto de Sistemas de Informação da Universidade do Minho

Ana Alice Baptista

Esse livro foi organizado pelo próprio Eloy Rodrigues com a  parceria de Alma Swan, Consultora e Diretora do SPARC – seção Europa,  e Ana Alice Baptista – pesquisadora e professora no Curso de Sistemas de Informação da Universidade do Minho, portanto, um trio iluminado para tratar do Acesso Livre em toda a sua plenitude como parte das homenagens aos 10 anos do RepositoriUM. Ainda não tive oportunidade de lê-la como um todo, até porque, eu ainda não tenho nenhum exemplar desta obra. No entanto, comprometo-m3 a lê-la e posteriormente publicar a sua recensão neste blog. Fato que buscarei fazer dentro do mais rápido espaço de tempo, inclusive, a obra já se encontra disponível para os interessados em lê-la, basta visitar o link do livro no RepositoriUM e fazer o download. Trata-se de uma boa leitura para se atualizar-se com relação ao Open Access e com os desafios vencidos pelo RepositoriUM. De certa forma, essa obra publicada pelo Eloy e cia dá uma leve demonstração da importância do via Verde para o aumento da visibilidade das instituições de ensino e pesquisa no contexto local, regional e mundial. Novamente, parabenizo os colegas Eloy Rodrigues, a Ana Alice Baptista e à Alma Swan pelo lançamento do livro, que certamente traz alguns ensinamentos à todos e demonstra a possibilidade de outras instituições  adotarem o Acesso Livre e promoverem o seu crescimento na ciência mundial e regional.

No mais, não tenho muito a acrescentar, visto que ainda estamos no início deste ano, que poderá trazer boas novidades, caso os nossos parlamentares resolvam realmente trabalhar.

Anúncios

janeiro 29, 2014 - Posted by | Sem categoria

2 Comentários »

  1. Muitíssimo obrigado por divulgar o livro. Vou tentar lê-lo e escrever sobre ele. =)

    Comentário por Raniere | janeiro 31, 2014 | Responder

    • Olá Ranière,

      Feliz 2014!!! Legal, a sua disposição.

      Um abraço.
      Kura

      Comentário por Helio Kuramoto | janeiro 31, 2014 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: