Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Enfim, a vida continuou

Maria Carmen Romcy de Carvalho

Na semana passada, nos dias 18 e 19 de outubro de 2012, tive a surpresa, assimcomo a felicidade e alegria de comprovar que os projetos que havia deixado, no IBICT, tiveram continuidade. Nesses 2 dias, foi realizadoo I Encontro do IBICT para a Visibilidade da Ciência Brasileira. Na oportunidade foram apresentados alguns resultados bastante interessantes, pois, hoje o Brasil pode contar com 782 revistas científicas de acesso livre, constituindo-se no segundo país em termos de revistas científicas de acesso livre. Nessa categoria, apenas os EUA possuem maior quantidade de revistas científicas de acesso livre. Em termos de repositórios institucionais (RI), o Brasil conta atualmente com 50 RI . Obviamente, nem todos os repositórios institucionais foram construídos com o apoio dos projetos desenvolvidos pelo IBICT mas, com certeza, 60%  deste total de RI foram construídos com o apoio de recursos oriudndos dos projetos, que foram financiados pela FINEP. Em termos das revistas científicas, seguramente, elas surgiram a partir dos vários treinamentos no uso do software SEER – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, software customizado pelo IBICT, resultado de uma ousada atividade de prospecção tecnológica realizada sob a coordenação do autor deste Blog. Portanto, esses resultados ilustram a importância que tiveram, para o Basil, esses projetos financiados pela FINEP. Graças a esses projetos, hoje o País pode contar com um grande número de revistas científicas eletrônicas de acesso livre, assim como, hoje, mais de 30 universidades possuem ou podem vir a contar com seus respectivos Repositórios Institucionais.

Bianca Amaro de Melo

Além disso, o País poderá contar com um portal que dissemina a produção científica brasileira em acesso livre, o Portal Oasis.Br.

Milton Shintaku

A infomação que tenho é a de que este portal se encontra em fase final de construção e, espero, em breve, divulgar o seu link.

Assim, agradeço, sensibilizado, o empenho dos colegas Maria Carmen Romcy de Carvalho, que coordenou,  Bianca Amaro e Milton Shintako, além de toda a equipe do IBICT, que se empenharam na conclusão desses projetos. Trata-se de um grande feito realizado, no contexto da Comunidade Científica brasilera e que marcará a atuação do IBICT na implantação do Open Access no Brasil.

Antes de concluir este post não posso esquecer de agradecer à Maria Inês Militão Rufino que, vem trabalhando

Maria Inês Militão Rufino

árduamente nos processos burocráticos que envolvem todos os projetos relacionados ao acesso livre no IBICT. À todos esses colegas, os meus mais sinceros agradecimentos, pois, no meu impedimento puderam e tiveram a competência de dar seguimento aos importantes projetos cujos resultados foram apresentados durante o evento.

Anúncios

outubro 21, 2012 - Posted by | artigo | , , , , , , , , ,

6 Comentários »

  1. Oi Kuramoto!
    Acompanho as suas atividades já há algum tempo e por isso sei que se trata de um merecido reconhecimento, tive a oportunidade de estar presente e assistir aos comentários que Carminha (com a sua imensa classe e nobreza) fez durante à apresentação do evento.
    Palmas para ambos e também para toda a equipe do IBICTque se empenha no desenvolvimento desses projetos !!!!
    Mery

    Comentário por mery- IPEN | outubro 24, 2012 | Responder

    • Oi Mery,

      Muito obrigado pelo seu comentário, foi uma ótima oportunidade em que pude rever diversos amigos, incluindo vc, que está sempre por perto nos acompanhando e apoiando. A comunidade que apóia o OA, no Brasil, está crescendo e vc é uma das pessoas que tem nos apoiado desde a primeira hora.

      Um abraço.
      Helio Kuramoto

      Comentário por Helio Kuramoto | outubro 24, 2012 | Responder

  2. Acompanhamos todo o seu trabalho brilhante e lhe parabenizo, assim como toda a sua equipe.
    Um abraço e continuem fazendo sucesso. Marília

    Comentário por Marília Guedes Pereira | outubro 25, 2012 | Responder

    • Oi Marília,

      Obrigado pela sua simpática mensagem, assim como, pelo reconhecimento do meu trabalho. São mensagens como a sua que me dão fôlego e animação para continuar a luta.

      Abraços.
      Hélio Kuramoto

      Comentário por Helio Kuramoto | outubro 25, 2012 | Responder

    • Olá Marília,

      Obrigado pela sua visita ao meu blog e também pela bela mensagem de incentivo.

      Um abraço.
      Helio Kuramoto

      Comentário por Helio Kuramoto | novembro 2, 2012 | Responder

    • Olá Marília,

      Obrigado pela sua mensagem e pelos cumprimentos. O meu trabalho é solitário, não conto com o apoio ou ajuda de nenhuma equipe ou mesmo um simples estagiário. Mas, tem valido à pena pelo reconhecimento de pessoas como vc. Isso tem me dado forças para continuar e manter o blog sempre atualizado.

      Feliz 2013 para vc e família.
      Um abraço
      Kura

      Comentário por Helio Kuramoto | janeiro 9, 2013 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: