Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

O prêmio Nobel de física é depositante do repositório OpenAIRE

Serge Haroche

Serge Haroche, um dos ganhadores do prêmio Nobel de Física do ano de 2012.

Uma boa notícia é a de que o ganhador do prêmio Nobel de física, deste ano de 2012, Prof. Serge Haroche, físico francês, tem depositado no repositório europeu OpenAIRE dois papers, na qualidade de co-autor.

Segundo a versão eletrônica da revista Veja, Naturalizado francês, Serge Laroche nasceu em Casablanca, no Marrocos, em 1944. Estudou na École Normale Supérieure (ENS). Ao sair da ENS, integrou o CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique, um dos principais centros europeus de pesquisa). Professor na École Polytechnique e professor na Universidade de Paris VI, também ensinou durante nove anos na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Nomeado em 2001 professor do Collège de France da disciplina de física quântica, Haroche lideou o grupo de eletrodinâmica dos sistemas simples no laboratório Kastler Brossel do Departamento de Física da ENS. O pesquisador é um forte defensor da investigação fundamental, “a pesquisa com base em pura curiosidade”. Serge Laroche é membro da Academia de Ciências, da Academia Europeia das Ciências e membro associado da Academia Nacional das Ciências dos Estados Unidos. Casado, é pai de duas crianças.

O físico francês Serge Haroche, 68 anos, que dividiu o Prêmio Nobel de Física com o americano David Wineland nesta terça-feira, ficou surpreso com o anúncio, a ponto de ter que se sentar em um banco quando recebeu a ligação na França da Academia Real de Ciências da Suécia.

“Eu estava na rua, passava junto a um banco e pude me sentar imediatamente”. Acabava de ver que o indicador telefônico da Suécia aparecia em seu telefone celular, e adivinhou que iria ganhar o prêmio. Depois da ligação da Academia, falou com a família e com os colegas mais próximos, “sem os quais não teria podido obter o prêmio”.

“Sempre se pensa que isto pode acontecer, mas as chances são mínimas”, acrescentou. Especialista em física atômica e ótica quântica, Haroche já havia recebido em 2009 a Medalha de Ouro do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique, um dos principais centros europeus de pesquisa).

Serge Haroche disse que iria ao seu laboratório à tarde e que tinha a intenção de celebrar seu prêmio “com champanhe”.

Serge Haroche como diversos outros laureados pelo prêmio Nobel mostra-se, aparentemente, na medida em que, dois de seus papers estão depositados no repositório europeu OpenAIRE, favorável às iniciatvas Open Access.

Anúncios

outubro 9, 2012 - Posted by | artigo | , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: