Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

OA: alguns dados estatísticos que comprovam a sua evolução e adesão

Passados pouco mais de 10 anos da definição das estratégias da via Dourada e da via Verde é animador verificar alguns dados estatísticos que demonstram um maior acesso, sem o pagamento de assinaturas de revistas científicas, à produção científica mundial.  É bem verdade que, não se trata ainda de acesso à toda produção científica mundial mas, hoje, certamente, uma quantidade maior da produção científica é disponibilizada e acessada pela comunidade científica mundial, vejam os gráficos que seguem:

Distribuição de repositórios, a nível Global, Continental e de Brasil

 

O gráfico acima mostra a existência de 1804 repositórios institucionais instalados em todo o globo terrestre e no Brasil. É importante mencionar que os repositórios são registrados pelos seus administradores. Esse gráfico demonstra a evolução da via Verde em todo o mundo.

Tabela com a distribuição de revistas científica de acesso livre por Países

 

O quadro acima mostra a quantidade de revistas científicas de acesso livre registradas no sítio www.doaj.org . O Brasil aparece em segundo lugar e, a evolução do número de revistas científicas coincide com o período em que o IBICT, 2004, fez a customização do software Open Journal System (OJS) que recebeu a denominação de SEER – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas. Independente desse aspecto, o número de revistas científicas cresceu também em outros países, como pode ser visto no quadro acima.

Políticas OA constantes no sítio Sherpa/Romeo

 

O quadro acima mostra que cerca de 65% das políticas adotadas pelos editores científicos permitem que os pesquisadores depositem as suas publicações científicas em repositórios de acesso livre. Verifica-se, portanto, um movimento favorável à adoção do acesso livre em todo o mundo. Em outras palavas, ambas as estratégias, tanto a da via Verde quanto a da via Dourada, proporcionaram resultados importantes em favor do acesso livre.

Anúncios

julho 31, 2012 - Posted by | artigo | , , , ,

2 Comentários »

  1. Kuramoto, em relação ao primeiro gráfico, acho injusto. Pois compara o Brasil com continentes. É óbvio que assim sempre vamos ficar em desvantagem.

    Comentário por Rodrigo | janeiro 13, 2013 | Resposta

    • Prezado Rodrigo,

      Concordo com vc, fai uma falha que só percebí posteriormente. Obrigado pela observação. Aproveito para desejar a vc um excelente 2013, pleno de saúde, paz, prosperidade e, principalmente, muito sucesso!!!

      Um abraço.
      Kura

      Comentário por Helio Kuramoto | janeiro 18, 2013 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: