Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Hita hita: suave, porém, eficiente iniciativa pró-Acesso Livre no Japão

O termo “hita-hita” foi empregado, sem qualquer maldade. com o significado de algo que penetra suave ou gentilmente e sem problemas. A partir de 2011, um total de 760.000 trabalhos de pesquisa são acessíveis, livremente, portanto, sem custos, por meio de Repositórios Institucionais (RI) em todo o Japão.

Esas iniciativas de Acesso Livre ou Open Access (OA) não são politicamente forçadas, nem a nível estadual e nem a nível institucional. Em vez disso, foi estabelecida a gestão solidária de repositórios para compartilhar experiências, trocar idéias criativas, aperfeiçoar e disseminar idéias, e assim desenvolver amplamente RI no Japão.  O relatório apresenta grandes e pequenas idéias que têm ampliado a adesão ao movimento do Acesso Livre, assim como, ao desenvolvimento de RI no Japão. Além disso, destaca as atividades do DRF – Digital Repository Federation, responsável por essa iniciativas.

Entenda melhor como os RI foram desenvolvidos e implantados no Japão baixando o seu manual. Trata-se de uma bela e boa experiência, que poderia ser internalizada no País. O problema maior, acredito, refere-se ao problema cultural, talvez a cultura japonesa tenha sido, em grande parte, responsável por esse sucesso.

Para entender melhor esses resultados, acredito que se deve começar por entender o estabelecimento dessa instituição DRF e o seu papel em todo o projeto.  Trata-se de uma organização dedicada às universidades e centros de pesquisa no Japão, que lançou e deu todo apoio à construção de RI naquele País. Portanto, trata-se de uma ação institucionalizada.

Anúncios

julho 12, 2012 - Posted by | artigo | , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: