Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

RCUK faz consulta pública sobre política de acesso livre

Os Research Councils fazem uma consulta pública sobre a sua proposta de Política de Acesso Livre (RCUK OA Draft Policy), ou melhor, Política de Acesso aos Resultados de Pesquisa, no contexto de todo o documento o governo inglês propõe que tal política se baseie na abertura do acesso às pesquisas, livre de custo.

Segundo o seu sítio, os RCUK investem anualment cerca de 3 bilhões de libras esterlinas em pesquisa abrangendo  todas as displinas acadêmicas, que vai das ciências da saúde pasando pelas  biológicas, astronomia, física, química, engenharias, ciências sociais, econômia, ambiental, artes e humanidades. Ao analisar o referido documento, considerando todo esse investimento, cabe observar que apesar do rico orçamento o governo inglês se declara, no referido documento, que está em sintonia e em busca de maior comprometimento com a transparência e abertura dos dados de pesquisa, para garantir que a pesquisa seja livrement acessível.

O Reino Unido, após mostrar a sua competência administrativa, entregando toda a infraestrutura dos Jogos Olímpicos de 2012, de forma pontual, vem reforçar essa competência propondo uma política para acesso aos resultados de suas pesquisas.

A iniciativa do governo inglês ao fazer tal consulta demonstra sensibilidade, cuidado com a coisa pública, capacidade para entender e otimizar o custo do desenvolvimento científico e finalmente  o seu lado democrático de fazer ciência. São ensinamentos oportunos que o governo brasileiro deveria refletir, discutir e tomar decisão. Quem sabe, um governo cuja o chefe do poder executivo é uma mulher tenha igual  sensibilidade e cuidado com a coisa pública?!!

Anúncios

março 16, 2012 - Posted by | artigo | , , , ,

1 Comentário »

  1. Veja a iniciativa de Harvard:
    Faculty Advisory Council Memorandum on Journal Pricing
    http://isites.harvard.edu/icb/icb.do?keyword=k77982&tabgroupid=icb.tabgroup143448

    Comentário por Flávio Pontes | abril 27, 2012 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: