Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

CHAMADA DE ARTIGOS PARA LIINC EM REVISTA VOL. 8, NO.2

A Liinc em Revista está recebendo artigos a serem submetidos à avaliação para publicação no volume 8, número 2, de setembro de 2012. Esse número conterá dossiê temático sobre “Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debate”, organizado pelos profs. Lena Vania Ribeiro Pinheiro e Helio Kuramoto (IBICT). Os artigos devem ser enviados até o dia 11 de junho de 2012 pelo endereço http://www.ibict.br/liinc , seguindo as normas de formatação da revista. Além do dossiê, serão também considerados e avaliados para publicação, artigos sobre outros temas dentro do campo de reflexão da revista. O dossiê abrange os temas a seguir.

DOSSIÊ:

NOVOS PARADIGMAS DA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA:

AMPLIANDO O DEBATE

Organizadores: Lena Vania Ribeiro Pinheiro e Helio Kuramoto

  1. Ética: Questões de autoria na Ciência, diversidade de culturas científicas e práticas. Integridade da pesquisa e ética na ciência. “Publish or perish”, a duplicação de publicações, plágios. Princípios para determinar a ordem de autoria: autor principal e colaboradores. Um paralelo teórico-ético entre o tradicional sistema de comunicação científica e o novo sistema de comunicação científica pós-acesso livre.
  2. Comunicação: Repercussão das iniciativas do acesso livre (open access), especialmente aquelas preconizadas pela estratégia da via verde, na visibilidade, uso e impacto nas pesquisas, para autores, indústria editorial científica, instituições de ensino e pesquisa, agências de fomento, governo e sociedade. Impasses nas classes autorais e editoriais.
  3. Tecnologias: O mundo digital e os novos mecanismos de registro, disseminação e disponibilização da produção científica. Bibliotecas digitais e virtuais, repositórios institucionais e temáticos, portais de periódicos científicos eletrônicos comerciais e de acesso livre.
  4. Avaliação: As métricas bibliométricas e os indicadores hoje, com a introdução das TICs e das iniciativas da estratégia da via verde do acesso livre, seriam diferentes dos tradicionais? Permanência e transformações.
  5. Tendências: O acesso livre como instrumento de promoção e intensificação da interdisciplinaridade e de inclusão digital, informacional e social. O que muda no sistema de comunicação científica com a introdução das iniciativas do acesso livre? Novos paradigmas da Comunicação Científica.

Anúncios

março 7, 2012 - Posted by | Sem categoria | ,

3 Comentários »

  1. Caros Lena e Kuramoto. Fico feliz com essa parceria, que sem dúvida nenhuma será muito bem sucedida, Parabéns e muito sucesso!!!! Vejam: tive uma orientanda de Mestrado que fez um trabalho muito bom de dissertação e eu a aconselhei a apresentá-lo na conferência de comunicação científica da UFSC. No entanto, a possibilidade de publicá-lo na Liinc é muito importante. Pergunto: se ela apresentar lá, pode ainda submeter uma versão mais completa à revista ou não?

    Comentário por Sely Maria de Souza Costa | março 7, 2012 | Responder

    • Prezada Sely,

      Obrigado pelo seu comentário, assim como pelos votos de sucesso. Encmainhei o seu comentário para a Lena e a Sarita com o propósito de ter uma resposta oficial ao seu questionamento. No entanto, antecipando, verifiquei na página da política editorial, http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/about/editorialPolicies#custom0, normas para os autores constantes no sítio da revista, verifiquei que existe logo no início a seguinte frase:

      A Revista do Liinc publica artigos e resenhas inéditos em português, sobre assuntos relacionados às suas linhas temáticas. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.

      Então, apesar de ainda não ter uma resposta formal, tendo a acreditar que a revista não aceitaria o referido artigo, uma vez que em sua política editorial existe a frase “artigos inéditos”.

      Um abraço.
      Helio Kuramoto

      Comentário por Helio Kuramoto | março 8, 2012 | Responder

    • Oi Sely,

      veja a resposta da Sarita:
      ———————-
      Kuramoto

      Consultei a Luca, a outra Editora da Revista, que respondeu conforme abaixo.

      Sendo uma versão mais completa do que a apresentada no Congresso, poderia ter uma nota de rodapé conforme abaixo.

      Por outro lado, a titulação mínima é a de mestre. Se for mestranda, deve publicar com a orientadora doutora. Mesmo assim, pensando na pontuação qualis da revista, o ideal é que o mestre publique junto com o orientador doutor, embora já tenhamos tido casos excepcionais de mestres publicando sozinhos.

      abs
      ————————–
      Portanto, um entendimento mais amplo do que se apresenta na política editorial.

      Um abraço.
      Kura
      Sarita

      Comentário por Helio Kuramoto | março 8, 2012 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: