Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

A Índia intensifica as iniciativas de Acesso Livre neste biênio

Segundo post publicado por Tatiana de Mello Dias em seu blog TATIANA DE MELLO DIAS: P2P E Cultura Digital Livre, a Índia, por meio de seu primeiro ministro Manmohan Singh, declarou que o ano de 2012/2013, será dedicado à Ciência, e diversos esforços estão sendo realizados, em todo o país, para intensificar não apenas em quantidade, mas também em qualidade as pesquisas científicas, garantindo maior acesso aos artigos provenientes dos resultados dessas pesquisas.

Um exemplo dessas iniciativas é promovido pelo Instituto Indiano de Tecnologias de Madras (IIT-Madras), que pretende tornar todo o seu acervo de pesquisas científicas, em todas as áreas do conhecimento, em acesso livre, em linha na internet.

É um belo exemplo a ser seguido pelo Brasil, também um dos países do bloco econômico BRIC. Aliás, em meados do ano passado eu já havia publicado um post alertando para o fato de os outros países que compõem o BRIC, Rússia, Índia e China terem registrados uma quantidade maior de políticas de acesso livre que o Brasil. Segundo o ROARMAP, o Brasil conta com 4 políticas registrada: 1) o PL 1120/2007, já arquivada; 2) a política da Universidade Federal do Rio  Grande; 3) a política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 4) uma política da USP para teses e dissertações. A rigor, o Brasil conta, efetivamente, com apenas 2 políticas. E, nada mais tem sido feito.   O gigante continua adormecido em berço esplêndido.

 

 

Anúncios

fevereiro 24, 2012 - Posted by | artigo | , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: