Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Existem outras políticas para o acesso livre?

Por outro lado, existem políticas que não deveriam ser adotadas com relação ao acesso  público aos artigos científicos de modo a não prejudicar quaisquer direitos de propriedade intelectual dos editores, cientistas, agências de fomento  e outras partes interessadas?

(i) Não há necessidade de exigir que a  versão-de-registro do editor se torne acessível livremente.  A maioria dos editores já aprovaram o imediato auto-arquivamento das versão final, do autor, revisada pelos pares. A versão final do autor é suficiente para garantir que nenhum potencial  usuário tenha acesso em linha, aos artigos científicos resultados da pesquisa, negado.

(ii) A obrigatoriedade de acesso gratuito à versão final do autor  ( Acesso Livre gratis) seria o suficiente como um primeiro passo. O Acesso Livre Gratis  é absolutamente essencial para maximizar o acesso à pesquisa e seu fator de  impacto. Em alguns campos, o “libre” Acesso Livre  (acesso em linha  livre de restrição direitos de acesso), seria bem-vinda também, mas a necessidade de OA libre não é tão universal ou urgentes como a necessidade de gratis OA.

Todos os autores querem que os resultados de suas pesquisas sejam acessíveis  a todos os potenciais usuários, não apenas para aqueles cujas instituições podem assinar as revistas científicas em que foram publicados.  Mas nem todos os autores querem que seu trabalho seja “remixado”. E uma vez livremente  acessível online, não há praticamente nenhuma necessidade de ser re-publicado!

Observe  que juntamente com o acesso livre em linha gratuito, as  seguintes facilidades virãotambém  automaticamente:

(1) seleção,
(2) o acesso na tela do monitor,
(3) enlace, conexão,
(4) o dowload (baixar, descarregar),
(5)  armazenamento local,
(6) impressão local,  cópia impressa,  e
(7) mineração de dados local executado pelo usuário,

(iii) Os pesquisadores devem continuar a  publicar suas descobertas na revista que seja mais apropriada para publicar o seu trabalho – geralmente a revisão por pares da revista  com o mais alto nível do padrão de revisão por pares que seu artigo possa encontrar.  É bom estimular os pesquisadores a  publicarem em revistas de acesso aberto (via Dourada) desde que haja revista de acesso livre adequada, e  que haja recursos disponíveis para financiar o pagamento da taxa de publicação,  mas a publicação em revistas de acesso livre não deve e não precisa ser obrigatória. Publicar na revista ideal para o artigo e depois fazer o depósito ou auto-arquivamento no repositório institucional ou central ou temáticos já é suficiente.

As agências de fomento à pesquisa,  em nenhum caso,  deve esperar passivamente pelos editores para decidir se e quando eles desejam  converter suas revistas para acesso livre (via Dourada), oferecendo, apenas para desviar, os escassos recursos para pagar taxas de publiação. A adoção da estratégia da via Verde  agora e, posteriormente, a publicação de acesso livre  será bem sucedida em sua adaptação  à  nova realidade do acesso livre, naturalmente, por sua própria vontade – e o custo total será substancialmente menor para ambas as instituições e agências de fomento.

Ou seja, o entendiento é de que  a melhor estratégia a ser adotada é o da via Verde, que deve ser adotada imediatamente.  A conversão das publicações para revistas de acesso livre virá posteriormente, de forma natural, voluntariamente, de acordo com os interesses dos editores.  Não há necessidade de as agências de fomento apoiar essa conversão.

Anúncios

janeiro 17, 2012 - Posted by | artigo | , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: