Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Como a TI poderia auxiliar no povoamento dos RI

O povoamento de um repositório institucional (RI) é fruto de uma série de fatores, que se inicia pela sua gestão e continua com a adoção de uma política adequada e capaz de induzir os pesquisadores a autodepositar a sua produção científica. Dentre esses fatores, encontra-se um programa de marketing para sensibilizar e induzir os pesquisadores a autodepositar a sua produção científica.

Além disso, existem ferramentas de TI que auxiliam nesse povoamento e uma delas é o SWORD. Veja o que diz Leslie Carr:

“Both EPrints and DSpace allow batch uploads, but more to the point, both of them support the new SWORD [Simple Web-service Offering Repository Deposit] protocol for making automatic deposits in repositories. We (the SWORD developers) very much hope that we will be able to work with established discipline [i.e., central] repositories to allow automatic feed through of deposits from Institutional Repositories into Discipline Repositories and vice versa.”

“Tanto EPrints quanto DSpace e permitem o upload em lote, mais especificamente, ambos suportam o protocolo SWORD [Simples Web-service Offering Repository Depósit] para fazer depósitos automáticos em repositórios. Nós (os desenvolvedores do SWORD) depositamos grande esperança de que seremos capaz de trabalhar com a disciplina estabelecida [isto é, central] repositórios para permitir a alimentação automática por meio de depósitos de repositórios Institucionais em repositórios de disciplina e vice-versa. ”

Não sei se o OJS e, portanto, o SEER já testou o uso desse protocolo, mas tudo indica que seria possível incorporar o protocolo SWORD ao OJS e, por conseguinte, ao SEER e viabilizar o depósito automático de artigos publicados em revistas brasileiras, sem a interveniência direta do autor. Isso auxiliria tremendamente o povoamento dos RI brasileiros.

Por outro lado, considedrando que o Dspace já tem integrado o protocolo SWORD, os RI poderiam ser interoperáveis com a plataforma Lattes. Isto, certamente, facilitaria ao pesquisador a atualização do seu curriculum Lattes e o povoamento do RI de sua instituição.

É preciso, portanto, que o SEER também integre esta ferramenta. No entanto, esse tipo de iniciativa escapa ao raio de ação dos gestores dos RI. A boa notícia é que o IBICT, sendo o distribuidor do OJS/SEER poderia customizá-lo com este protocolo, realizar testes e em seguida, promover a distribução do SEER com esta funcionalidade. Isto faz parte da atividade de prospecção tecnológica. Trata-se de uma excelente alternativa para auxiliar os RI em seu povoamento, assim como, aliviar a carga de trabalho por parte dos pesquisadores.

Anúncios

outubro 31, 2011 - Posted by | artigo | , , , , , ,

2 Comentários »

  1. Professor Kuramoto

    Fico feliz que estejamos no início das discussões sobre RIs, Ojs, Sword, etc.
    Nosso grupo gosta do assunto mas por vezes, ficamos impossibilitados de participar de tantos eventos, em virtude dos custos de deslocamento e da nossa localização geográfica.
    Se tivéssemos como fazer eventos virtuais visando nossa atualização, seria muito bom.
    Outra possibilidade seriam atividades regionais.
    A FURG com certeza seria parceira para promovermos atividades
    Obgda por compartilhar seu conhecimento.

    Angélica Miranda

    Comentário por Angélica C. D. Miranda | outubro 31, 2011 | Resposta

    • Oi Angéica,
      Obrigado pelos seus comentários.
      Hoje com ferraemntas como Skype, Instant Messengers, os deslocamentos podem ser evitados e a realização de videoconferências, ou um bate-papo à distância é perfeitamente possível. É tudo uma questão de organização. Estou à disposição para participar de discussões desse tipo.

      Um abraço.
      Helio Kuramoto

      Comentário por Helio Kuramoto | outubro 31, 2011 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: