Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Uma geração que aposta no OA no Brasil

Apesar de estar ainda de férias, estou, hoje, na progressiva cidade do Rio Grande-RS, desde a última terça-feira, dia 18/10/2011, onde deverei ministrar uma palestra no dia 21/10/2011 sobre o acesso livre. Ontem, tive a agradável oportunidade de participar de três bancas de exame de trabalhos de conclusão de curso do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Foi uma grande satisfação poder participar dessas três bancas, pois, mais do que simplesmente participar, pude averiguar a boa qualidade dos trabalhos apresentados. Além disso, os três trabalhos tiveram como tema o SEER, Repositórios Institucionais e, consequentemente, o Open Access. São trabalhos de conclusão de curso (TCC), portanto, a nível de graduação, mas com excelente qualidade.

O primeiro TCC apresentado e examinado foi da formanda em Biblioteconomia Tatiane Priscila Pinto Corrêa, com o título: “A Usabiblidade da Seção de Avaliaçãodo do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas(SEER) na Visão dos Avaliadores das Revistas do Portal de Periódicos Científicos da FURG”, o segundo do TCC apresentado foi o da formanda em Biblioteconomia Franciele Scaglioni da Cruz, cujo título é: “O processo de criação e manutenção dos repositórios institucionais (RI) das Universidade Federais brasileiras”. O terceiro TCC apresentado foi o da formanda em Bibloteconomia Elisângela Mota Pires, cujo título é: “Repositórios Institucionais: Características através da Visibilidade”

O primeiro TCC mencionado traz interessantes contribuições ao aperfeiçoamento do software Open Journal System e, consequentemente, para o SEER, sua versão em língua portuguesa. O segundo e terceiro TCC fizeram levantamentos junto às instituições que receberam os kits tecnológicos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) para desenvolvimento e implantação dos seus RI. Estes dois últimos TCCs trazem importantes contribuições que poderão ajudar no aperfeiçoamento dos RI no Brasil.

O que é louvável nos trabalhos apresentados é o interesse dessas alunas de biblioteconomia em temas recentemente introduzidos no Brasil, pelo IBICT: o SEER e o OA. Isto mostra a importância desses temas, pois, não apenas alunos da graduação, mas também diversos mestrandos e doutorandos vêm desenvolvendo trabalhos, ou melhor, pesquisas enfocando o OA. O mais importante de tudo isto é a percepção do surgimento de uma nova geração mais sensível ao novo cenário tecnológico e político da informação científica no País. Isto reforça e renova as esperanças no progresso da informação científica no País.

Devido aos resultados alcançados e qualidade dos TCCs solicitei à profa. Angélica C.D. Miranda e às autoras dos TCC autorização para divulgá-los neste blog. Assim, voltarei oportunamente divulgando os links e comentando os trabalhos apresentados.

Aproveitando a oportunidade para renovar os meus agradecimentos à Profa. Angélica C.D. Miranda e às suas alunas o convide e a bela oportunidade de poder participar e também discutir os referidos TCC. Às formandas em Biblioteconomia, além de reiterar os agradecimentos os meus votos de uma carreira de muito sucesso e um pedido para que dêem continuidade aos seus trabalhos, seja por meio de novas pesquisas ou seja por meio da transferência de suas experiências a outros futuros profissionais da informação.

Anúncios

outubro 20, 2011 - Posted by | artigo | , , ,

8 Comentários »

  1. Fico muito feliz com essa notícia e como bibliotecária e interessada nesse tema que essa nova geração venha com força e garra! O Brasil só tem a ganhar!!

    Comentário por Ester Aparecida Lima de Souza | outubro 20, 2011 | Responder

    • Prezada Ester,

      concordo plenamente com vc e fico contente com o entusiasmo dessa nova geração em oposição à percepção desconfiada dos velhos dirigentes que dominam as nossas instituições. É preciso inovar, é preciso ter consciência do uso apropriado dos recursos públicos.

      Um abraço
      Helio Kuramoto

      Comentário por Helio Kuramoto | outubro 20, 2011 | Responder

  2. Que maravilha essas formandas terem podido contar com a tua experiência na banca. Certamente foram ótimos trabalhos e esperamos ver todos no repositório da FURG.

    Comentário por Caterina | outubro 20, 2011 | Responder

    • Oi Caterina,
      obrigado pelo seu comentário. Sim,sugeri que a FURG crie um repositório de TCCs, A Angélica me disse que já está providenciando uma biblioteca digital.
      Abraços.
      Kura

      Comentário por Helio Kuramoto | outubro 20, 2011 | Responder

  3. Parabéns as formandas e estamos ansiosos para acessar os trabalhos que, pelos comentários, muito contribuirão aos projetos desenvolvidos aqui no Brasil !

    Comentário por Paola | outubro 24, 2011 | Responder

    • Prezada Paola,

      obrigado pelo seu comentário e espero em breve colocar a versão final dos trabalhos.

      Cordiais saudações.
      Helio Kuramoto

      Comentário por Helio Kuramoto | outubro 24, 2011 | Responder

  4. […] Uma geração que aposta no OA no Brasil […]

    Pingback por Open Access Week « Blog do Kuramoto | outubro 25, 2011 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: