Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

OA: tentando esclarecer conceitos IV (políticas e mandatos)

Uma outra questão que muito provavelmente confunde a cabeça das pessoas diz respeito aos mandatos ou políticas institucionais de informação ou simplesmente políticas Open Access (OA). Mandatos e políticas nesse contexto refrem-se ao mesmo documento.  Stevan usualmente utiliza o termo mandate ou, em português, mandato. Mas, ele também utiliza o termo política OA.

Os mandatos ou políticas OA é uma ação desenvolvida para garantir o depósito de artigos, por parte dos autores, nos repositórios institucionais ou centrais.

No caso, em que as universidades estejam encontrando dificuldades em garantir esse depósito por parte dos seus pesquisadores/autores, recomendo que revisem a sua política institucional de informação à luz das recomendações constantes neste post, ou se ainda não a estabeleceu ou adotou, leiam este post que ele poderá ser útil.

Inicialmente, no Brasil, utilizei o termo política institucional de informação para utilizar um termo mais brando, mais simples e menos duro, visto que, achava o termo mandato muito antipático e o seu uso poderia, ao invés de atrair os pesquisadores afastá-los das iniciativas do OA. Além disso, o termo política é mais abrangente e claramente poderia definir algumas ações que estimulassem os pesquisadores a fazerem o depósito de seus trabalhos.

Recentemente, Stevan Harnad, publicou em seu blog comentários a respeito de três trabalhos de Armbruster, Chris, intitulados:

Armbruster, Chris. Implementing Open Access Policy: First Case Studies.Chinese Journal of Library and Information Science, Vol. 3, No. 4, pp.1-22, 2010. [“a concise summary of many of the pioneering (e.g. QUT, Wellcome, Zurich, HHMI, FWF), comprehensive (e.g. PMC, ukPMC, INRIA/France) and international (e.g. SCOAP3) implementation efforts.”]

Armbruster, Chris, Implementing Open Access: Policy Case Studies (October 14, 2010). [original report]

Armbruster, Chris, Open Access Policy Implementation: First Results Compared. Learned Publishing, Vol. 24, No. 3, 2011. [“a comparative evaluation discussing the most salient issues, such policy mandates and matching infrastructure requirements, content capture and the issue of scholarly compliance, benefits to authors, and efforts to provide access and enable usage”]

Stevan observa que as comparações de Armbruster trazem alguns pontos úteis, alguns novos e outros já conhecidos e publicados por outros autores.

Resumindo, Stevan utiliza uma metáfora interessante: Para aqueles que se interessam por uma clara e prática visão da floresta, ao invés de um simples esboço impressionista de algumas árvores, o que as instituições de pesquisa e agências de fomento necessitam fazer é:

1) Tornar o depósito obrigatório, por parte do autor, da versão final do seu artigo, revisado por pares, imediatamente após a aceitação para sua publicação, no repositório institucional da instituição à qual se vincula o autor;
2) Designar o depósito no repositório como o único mecanismo para a avaliação de desempenho do autor, a nível institucional e para avaliação da pesquisa a nivel nacional.
3) Implementar, no contexto da gestão de repositórios institucionais ou centrais, o botão de solicitação por e-mail de uma cópia do artigo depositado e que esteja sob embargo.

Neste ponto, é importante lembrar que alguns pacotes de software, como o Dspace e o Eprints, fornecem interfaces com este botão de solicitação de cópias via email de um artigo sob embargo, sem que o usuário tenha que saber o email do autor/pesquisador. Este é um caso raro, em que os editores não permitem o depósito dos artigos publicados em suas revistas. Hoje, 64% dos editores permitem o depósito de artigos publicados em suas revistas.

Anúncios

setembro 20, 2011 - Posted by | artigo | , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: