Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

OA: Mitos e Verdades I

Ao longo desse caminho em que venho discutindo o acesso livre ou acesso aberto ou Open Access (OA), tenho ouvido algumas opiniões que demonstram entendimento e compreensão dos fundamentos e objetivos do OA. Entretanto, tenho ouvido também opiniões que demonstram total desconhecimento sobre esses fundamentos. Por isto, resolvi escrever esta série de post para fazer um esclarecimento geral sobre o OA.

O objetivo do OA é claro, cristalino e límpido como a água filtrada. O objetivo do OA é tornar livremente acessível os 2,5 milhões de artigos que são publicados anualmente em 25 mil periódicos científicos ou revistas científicas ou revistas com revisão por pares (HARNAD, 2008).

Vejam que o alvo principal do acesso livre são artigos já publicados em revistas científicas. Isto quer dizer que essa documentação já é de conhecimento público, talvez um público restrito, pois somente quem tem acesso a essa documentação são os usuários que assinam essas revistas ou têm acesso a Portais de Periódicos como o da Capes.

Não fazem parte deste acervo de documentos os relatórios técnicos, relatórios de pesquisa, manuscritos ou outro tipo de material como livros, partituras de músicas, obras de arte. Esse tipo de material envolve, por vezes, informação de cunho sensível, ou que possa ser objeto de patenteamento, ou que atende a interesses de lucro dos seus autors, exemplos: romances, músicas, obras de arte. As iniciatvas do OA não tem intenção de prejudicar os autores dessa produção técnico-cultural.

Por outro lado, os artigos publicados em revistas com revisão por pares constituem um material já disponibilizado ao público. Presume-se que esses artigos não contenham textos passíveis de patenteamento ou que seja de cunho sensivel, como as pesquisas com material radioativo ou nuclear. E se tivesse ele já seria de conhecimento público e não seriam as iniciativas da via Verde que entregariam esses resultados para os estrangeiros.

Anúncios

agosto 11, 2011 - Posted by | artigo | , , , , ,

1 Comentário »

  1. […] Blog do Kuramoto Apresento aos leitores deste blog a minha netinha: Bianca Pular para o conteúdo InícioDivulgação de cursos & eventosMeu perfilSobre ← OA: Mitos e Verdades I […]

    Pingback por OA: Mitos e Verdades II | Blog do Kuramoto | agosto 12, 2011 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: