Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Por que o acesso livre no Brasil não prosperou?

Hoje, estava relendo uma carta que foi assinada e encaminhada, no dia 26 de julho de 2007, para o Congresso americano por 26 cientistas laureados pelo prêmio Nobel. Esta carta foi assinada e encaminhada àquele Congresso para apoiar e mostrar a importância do projeto que estava em tramitação naquele Congresso visando estabelecer política de acesso livre no contexto do National Institute of Health (NIH).

Nesta carta, os cientistas ressaltam alguns pontos interessantes, tais como:

1) a pesquisa é um bem público e, como tal, os seus resultados são também um bem público e consequentemente devem ter livre acesso;
2) o acesso livre irá irá maximizar o retorno do investimento coletivo em ciência e a promoção do bem público;
3) enfatizam que países como o Reino Unido, a Alemanha, o Canadá, a França, o Brasil e a Austrália se anteciparam aos EUA na questão do acesso livre.

O nome do Brasil entrou na carta em função de naquela época o PL 1120/2007 ter sido submetido à Câmara dos Deputados. Tínhamos uma chance de ouro para ser pioneiros e, obviamente ter todos os outros benefícios. A carta, mostrava de certa forma, respeito e admiração por um posicionamento do Brasil em relação ao Open Access.

No entanto, o Brasil não tem laureados por prêmio Nobel e os nossos cientistas não têm a força daqueles cientistas e, tampouco, se solidarizaram com a luta pelo OA no Brasil.

Além disso, nem o Ministério da Educação, nem o Ministério da Ciência e Tecnologia deram suficiente apoio e não pressionaram as comissões na Câmara dos Deputados. O desfecho não poderia ser diferente. Após total descaso das autoridades e dos nossos pesquisadores, o PL 1120/2007 foi arquivado, ainda que indevidamente, pela Câmara dos Deputados.

Esta carta mostra porque a ciência se desenvolve nos EUA. Há, pelo menos aparentemente, uma comunhão de idéias em prol do desenvolvimento científico do país, em prol do respeito e acesso livre aos bens públicos. A propósito, no Brasil também há uma comunhão de idéias do governo e da sua comunidade científica, mas para outras coisas.

Anúncios

abril 29, 2011 - Posted by | Sem categoria | , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: