Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Acesso Livre: uma realidade chamada DRIVER

Há alguns posts atrás eu cheguei a fazer uma lista de repositórios e portais. Não incluí, no entanto, o portal DRIVER, resultado do projeto Digital Repository Infrastructure Vision for European Research, financiado pela comunidade européia.

Este portal oferece acesso a 3.360.000 registros coletados em 289 repositórios de 38 países. São números realmente impressionantes e que mostra a consistência e consolidação do movimento Open Access.

Além desse portal, o DRIVER nos oferece um guideline sobre como desenvolver e implantar um repositório institucional e como integrá-los. O referido projeto oferece esses guidelines em diversos idiomas, inclusive em Português. um resultado concreto e que nos presenteia com diversos produtos. Excelente material de referência.

Este projeto ainda nos presenteia com outra ferramenta muito útil, o D-NET, um pacote de software open source que implementa um provedor de serviço. Ótima oportunidade para instituições que desejam desenvolver e implantar um provedor de serviço que integre repositórios digitais.O D-NET é um tipo de software chamado Aggregative Digital Library Systems (ADLS). Veja no gráfico abaixo o seu esquema de funcionamento:

Anúncios

abril 27, 2011 - Posted by | Sem categoria | , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: