Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Open Access no Jornal da Ciência

Prezados colegas quero comunicá-los e ao mesmo tempo convidá-lo para ler o meu artigo publicado na versão impressa do Jornal da Ciência do dia 15 de abril de 2011, na página 8. Para lê-lo clique aqui. O artigo mostra o porquê de nossos repositórios terem tão poucos registros como foi mostrado no post anterior. E, da mesma forma, espelha o descaso de nossas autoridades, gestoras das instituições responsáveis pela ciência no Brasil, com o Open Access. O resultado desse descaso é mostrado no artigo.

abril 19, 2011 - Posted by | Sem categoria | , ,

4 Comentários »

  1. Kura:

    Para mudar esse estado de coisas é necessário colocar o assunto acesso livre na agenda política das autoridades de nosso país. A tentativa via legislativo parece ter ficado órfã… será que tem algum caminho via executivo? O acesso livre consta da agenda de alguma autoridade? Se não consta, o que podemos fazer para ganhar um espaço na agenda de alguém?

    Abraço

    Comentário por Valério | abril 19, 2011 | Responder

    • Olá Valério,

      obrigado pelo seu comentário. Vc colocou o dedo na ferida. Eu já tentei via o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Mas, até o momento não recebí nenhuma resposta. Enviei também mensagem ao Ministério da Educação e nenhuma resposta me foi enviada. Enviei mensagem ao presidente do CNPq e também nenhuma resposta me foi enviada. Já enviei mensagem também a Ouvidoria da Câmara dos Deputados, há um mês atrás e somente hoje me responderam dizendo que a única forma do PL 1120/2007 ser desarquivada é o seu autor requerê-la, mas o autor é hoje senador. Encaminhei uma mensagem, hoje, ao Deputado Ariosto Holanda, agora se me resta aguardar. Encaminhei uma mensagem também à nossa Presidenta que me respondeu dizendo que a minha demanda foi encaminhada à sua assessoria parlamentar, mas foi só. Portanto, acho que todo os caminhos estão fechados. A única forma de efetivamente colocar o tema na agenda de alguma autoridade é via alguma pessoa em Brasília, porque por email ou via Internet a coisa está difícil. No início do mês de março eu encaminhei uma mensagem à SBPC, com propostas, porque eu sabia que o Conselho da SBPC teria uma reunião no dia 18 de março com os ministros da C&T, da Educação e uma outra pasta, acho que da Saúde. Mas, somente hoje eu recebí uma resposta do seu Secretário Geral dizendo que não teve tempo para abrir os emails e que esteve viajando e o assunto não foi levado adiante e ele sugeriu que fosse colocado na Reunião Anual da SBPC que este ano será em Goiânia. A coisa está difícil.
      Vc viu o meu artigo no JC do dia 15 de abril?

      Um abraço.
      Kura

      Comentário por Helio Kuramoto | abril 19, 2011 | Responder

  2. Eu li o artigo sim, Kura. Parabéns pelo artigo, é um instrumento que pode até auxiliar a inserir OA em alguma agenda.

    No artigo, você contabiliza apenas um mandato brasileiro… é só isso mesmo?Não existem mandatos departamentais ou institucionais no Brasil?

    Abraço, Valério

    Comentário por Valério | abril 20, 2011 | Responder

    • Oi Valério,

      obrigado pela sua mensagem. Sim, o único mandato ou política que o Brasil tinha registrado era o que seria a futura lei, oriundo do PL 1120/2007. Que eu saiba não existe mais nenhum outro, quem sabe depois desse meu artigo ou do post que hoje postei no meu blog, alguém possa cadastrar algum mandato.

      Imagine, nemo próprio IBICT adotou uma política, apresar de eu ter proposto uma, que ficou parada no DEP e na Diretoria. Enfim, é uma vergonha geral. Eu sei que o INPE tem a sua política e que eles estavam preparando-se para registrar a política adotada por eles. Mas, não conheço nenhuma outra.

      Ontem de noite eu encaminhei para o ministro da C&T o meu artigo via a Ouvidoria Geral. Enviei também para o email do ministro. Vamos ver se ele recebe e responde. Mas, não acredito que ele venha a responder.

      Um abraço.

      Comentário por Helio Kuramoto | abril 20, 2011 | Responder


Deixe um comentário

