Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

O ciclo da comunicação na era do Acesso Livre

Algumas semanas atrás, mais precisamente no dia 23 de março, publiquei um post neste blog apresentando as diferenças entre o novo e o velho ciclo da comunicação científica. Esta diferença refere-se à inserção do repositório institucional no referido ciclo. Ele aparece basicamente em dois momentos do ciclo: 1) no momento em que o autor fica sabendo de que o seu artigo será publicado, aí ele deve providenciar o depósito de seu artigo no repositório institucional; 2) no momento em que o pesquisador busca pela literatura científica necessário ao subsídio de sua pesquisa.

E onde está mesmo a diferença? Ora bolas, no ciclo antigo este repositório não existia e portanto, o pesquisador ao proceder a sua busca pela literatura científica necessária ao subsídio de sua pesquisa limitava-se apenas aos periódicos que a sua instituição assinava. Portanto, no ciclo tradicional, o acervo em que o pesquisador procedia a sua busca era bem menor que o acervo em que o pesquisador faz neste novo ciclo. Devido a esta estratégia do acesso livre, hoje o pesquisador tem a sua disposição um acervo infinitamente maior do que aquele em que ele tinha acesso há dez anos atrás. No próximo post comentarei sobre as fontes de informação OA.

Anúncios

abril 18, 2011 - Posted by | Sem categoria | , ,

1 Comentário »

  1. […] à questão das mudanças provocadas pela estratégia da via verde, que foi explicado em um post no dia 18 de abril de 2011. A via verde, basicamente, introduz a figura dos repositórios […]

    Pingback por Acesso Livre e o Ciclo da Comunicação Científica | Blog do Kuramoto | abril 21, 2011 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: