Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Conhecimento científico gerado no Brasil

Segue um vídeo interessante, apesar de um tanto antigo, de julho de 2008. É interessante porque fala das potencialidades brasileiras na área científica. Na época, havia saído a notícia de que Brasil passava a ocupar o 15.lugar no ranking de países com maior produção científica, ultrpassando países como a Suíça e a Suécia.
Depois, verificou-se que esse fenômeno foi resultado do aumento de revistas indexadas pelo ISI. De qualquer forma, o resultado espelha o avanço no desenvolvimento científico brasileiro:

Verifica-se também, no vídeo, um discurso muito usual dos dirigentes do segmento da ciência, no Brasil, a falta de recursos financeiros para investir na pesquisa científica. Isto, certamente é verdade, mas é verdade também que não há qualquer esforço para otimizar esses custos, melhor avaliação e planejamento na área. Reitero que a via verde oferece a construção de mecanismos para esse processo de otimização, avaliação e planejamento dos investimentos em ciência, além de dar maior transparência a estes investimentos. Um outro benefício, ainda que futuro, é a economia que as iniciativas preconizadas pela via verde poderá trazer ao País.

Anúncios

abril 16, 2011 - Posted by | Sem categoria | ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: