Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Vertiginoso crescimento do OA

O post que se segue foi elaborado graças a um post de Heather Morrison no blog THE IMAGINARY JOURNAL OF POETIC ECONOMICS intitulado: Dramatic Growth of Open Access 31 March 2011: Highlights.

Segundo a matéria, o serviço Mondeley que, no final do ano passado (2010), fornecia um acervo de cerca de 300.000 artigos para download, neste primeiro semstre, passou a ofereceu para download 800.000 artigos para download livres de custo, ou seja em OA. Mondeley é um tipo de ferramenta do tipo DIY (Do it yourself) ou faça você mesmo. Ou seja, uma ferramenta em que o pesquisador não depende de um especialista para realizar as suas buscas por artigos.

A análise se concentra na comparação do forte crescimento nas iniciativas de OA com o crescimento geral entre 3 e 3,5% dos artigos e revistas acadêmicas ou científicas respectivamente. Os dados apresentados sugerem que a taxa de sucesso para as revistas OA já supera aquela das revistas cujo acesso se baseia na venda de assinaturas. Vejam no post Those Active Open Access Journals!.

Segundo o Directory of Open Access Journals – DOAJ, a marca de meio milhão de artigos já foi ultrapassada em seu sítio e se encontra disponível para busca. Segundo Anna-Lena Johannson, isto é traduzido como segue: o DOAJ tem registrado mais de 6.300 revistas, de mais de 100 países, em mais de 50 idiomas e mais de 2.500 revistas oferecem os metadados referentes aos artigos.

Os números são realmente impressionantes. Confiram os links deste post. Não se trata de simples retórica.

Anúncios

abril 14, 2011 - Posted by | Sem categoria | , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: