Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Open Access em desenho animado

A Canadian Association of Research Libraries – Carl e a McGill University Library produziram o desenho animado que segue, muito simples e rápido para o real entendimento sobre o que é Open Access, algumas imagens substituem milhares de palavras:

Anúncios

abril 7, 2011 - Posted by | Sem categoria | , ,

2 Comentários »

  1. Bom dia, Kura. Pois é, um movimento que precisa ser levado adiante pelos autores mesmo. Excelente vídeo. E pensar que perdemos tanto com o arquivamento do PL 1120/2007, digo, para nós, gestores públicos, o problema de ter um amparo legal é fundamental. Seria garantia de estar implantando um projeto com repercussões para toda a sociedade, praticando uma administração pública transparente e bem fundamentada. Porém, mesmo sem amparo legal, a nós, bibliotecários, toca pensarmos ainda que simplesmente devemos reconhecer o aspecto político, em meu ver, democrático, da nossa “missão”, da carga social sobre as alternativas para informar sobre as mudanças tecnológicas, suas implicações no apoio cotidiano a quem precisa de informação e gerenciar milhões de informações novas que se avolumam e que se escondem. E, no caso da informação científica, pensarmos em quanto ainda disponibilizaremos de dinheiro público para reinventar a roda da Ciência, políticas indiferentes de comunicação científica em cada governo, nenhum construído de forma participativa, nenhum com o devido e esclarecedor debate político amplo representativo. Quem tem medo do debate amplo sobre o acesso aberto à informação científica? Grande abraço. Ana Paula.

    Comentário por Ana Paula de Azevedo | abril 7, 2011 | Resposta

    • Oi Ana,

      obrigado pelos seus comentários. O caminho é árduo, pois, a cultura de nossas autoridades é de nunca responder às mensagens ou demandas da sociedade. Eles têm receio de se posicionar. Conheço um deles que sempre me disse que nunca responderia a qualquer mensagem. É uma pena, pois nunca sabemos o que pensam esses caras. São apenas usurpadores, incompetentes e medrosos. Não é à toa que o País continua como sempre … um País em desenvolvimento … Enquanto tivermos no poder dirigentes medrosos, seremos eternamente dependentes.

      Escrevi para a Ouvidoria da Câmara dos Deputados para reclamar do arquivamento, mas não recebí nenhuma resposta. Precisamos urgentemente fazer uma campanha intensa em prol do PL 1120/2007, seja por meio de envio de mensagens às autoridades, aos parlamentares. O fato estarrecedor é que a comunidade científica que é quem deveria estar no front das discussões sobre o Open Access, está caladinha. Isto é um fato. Enquanto o pesquisador, que deveria ser o maior interessado e, ao mesmo tempo, o maior beneficiário, não se mobilizar, o acesso livre no Brasil não vai decolar, infelizmente, é esta a minha conclusão.

      Um abraço.
      Kura

      Comentário por Helio Kuramoto | abril 7, 2011 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: