Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Projeto de apoio a repositórios: RSP

Vivendo e aprendendo, cada dia mais. Sempre defendemos e ainda defendemos a necessidade de o Brasil discutir e estabelecer uma política nacional de informação científica baseada nas estratégias do acesso livre. Mas, não basta ter essa política apenas. É preciso ter tal política e uma infraestrutura capaz de dar suporte a ela.

No passado, além de defender essas idéias desenvolvemos algumas iniciativas no sentido de implantar nas universidades brasileiras repositórios institucionais. A percepção de todo o processo é a de que não basta ter as idéias e ideais. É preciso contar com um conjunto de fatores de sucesso, tais como: conhecimento e competência técnica, equipes compostas por técnicos competentes, profissionais e engajados no projeto e outros fatores políticos. Além disso, é preciso contar com mecanismos de transferência de conhecimentos. Infelizmente, a grande verdade é que no Brasil, alguns desses fatores de sucesso se encontram em falta. Mas, nunca é tarde para buscar a construção desses fatores. Um dia nós aprenderemos.

Recebí, hoje, uma mensagem, de uma lista denominada NECOBELAC, que significa: Network of Collaboration Between Europe & Latin American-Caribbean countries., informando sobre uma iniciativa muito interessante que é denominada: Repositories Support Project (RSP).

Este projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento de uma rede de repositórios interoperáveis contendo artigos, materiais didáticos e dados de pesquisa em acesso livre. No sítio deste projeto é fornecido o acesso a diversos materiais interessantes e importante para a construção de repositórios. Este seria um mecanismo interessante de se ter no Brasil: um projeto capaz de coletar e divulgar material de interesse àqueles que estão desenvolvendo e implantando os seus repositórios.

Anúncios

abril 6, 2011 - Posted by | Sem categoria | ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: