Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Mudanças no ciclo da comunicação científica

Um post antigo do blog Open Access Archievangelism, de 08 de outubro de 2010, mantido por Stevan Harnad, no qual ele comenta o artigo MIT Makes All Faculty Publications Open Access em que dava a entender que o terceiro lugar do Massachusetts Institute of Technololgy (MIT) no ranking, publicado pela Times Higher Education World Universities Rankings era devido à adoção da política de Open Access e do fato de fornecer acesso aos resultados de suas pesquisas mediante o seu repositório institucional em Dspace.

Harnad sustenta que o que o MIT fez foi tornar obrigatório a todos os seus pesquisadores o autodepósito de seus trabalhos publicados em revistas com revisão por pares no repositório institucional do MIT. Ele acredita que isto possa ter contribuído para o terceiro lugar do MIT no referido ranking. Além disso, a melhora no acesso, uso e impacto dos resultados das pesquisas contribuiu também para a melhora de outras universidades que adotaram tal política.

Mas, a mudança que ocorreu no MIT, assim como na University of Southampton, a primeira universidade a adotar política de acesso livre, não foi definitivamente a mudança no velho e tradicional modelo de publicação para um novo paradigma baseado nas tecnologias da Internet. Os autores do MIT e da University of Southampton continuam publicando nas mesmas revistas como sempre fizeram, nas melhores revistas com revisão por pares capazes de conferir altos padrões de qualidade. Hoje, praticamente todas as revistas utilizam as tecnologias da Internet.

Harnad completa o seu raciocínio ressaltando que a mudança, na realidade, está no fato de que a velha tradição de publicação de artigos, em revistas com revisão por pares, é complementada com a política de autodepósito destes papers em repositórios OA. Este é o novo paradigma que está sendo implantado nas melhores universidades do planeta e, consequentemente, incorporado ao ciclo da comunicação científica.

Anúncios

março 22, 2011 - Posted by | Sem categoria | , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: