Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Diferença entre o velho e o novo ciclo da comunicação científica

Para melhor explicar a diferença entre o velho ciclo da comunicação científica, tomei a liberdade de pegar emprestado dois slides de uma apresentação feita por Eloi Rodrigues da Universidade do Minho. Neste primeiro slide, o ciclo da comunicação científica tem as seguintes etapas:


Este é o ciclo tradicional da comunicação científica, no qual o pesquisador tem acesso à informação científica de que necessida, seja na biblioteca, seja por intermédio de um portal como o Portal de Periódicos da Capes, desenvolve a sua pesquisa e publica os seus resultados em revista com revisão por seus pares. Em seguida esta revista é distribuída e, apenas as bibliotecas que a assinam a disponibilizam em suas coleções ou então um portal como o Portal de Periódicos da Capes fornece tal acesso. A partir daí se dá um novo ciclo de impacto. Vejam bem, o novo ciclo de impacto se dá a partir do acesso às instituições que mantêm assinatura da referida revista.

A partir das iniciativas de OA, um novo ciclo da comunicação científica está se desenvolvendo. Veja abaixo:


A diferença entre o velho e o novo ciclo da comunicação científica proposto pela via verde está na inserção da figura dos repositórios institucionais, que se constitui em uma nova fonte de informação e, portanto, novos ciclos de impacto poderão ocorrer de maneira totalmente ampliada. Ou seja, o pesquisador não dependerá apenas dos periódicos assinados pela biblioteca de sua instituição ou por portais como o Portal de Periódico da Capes. Essa dependência deixa de existir por que os repositórios institucionais ou centrais são de acesso livre, qualquer pessoa poderá acessá-los. Dentre os repositórios OA, destacam-se: PubMed Central, RepositoriUM da Universidade do Minho, Lume da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Repositório Institucional da UnB , repositório temático E-lis.

Anúncios

março 22, 2011 - Posted by | Sem categoria | , , ,

3 Comentários »

  1. ENSP/Fiocruz debate Acesso livre ao conhecimento nos dias 11, 12 e 13 de abril. As inscrições já estão abertas. Mais informações em http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/materia/index.php?origem=9&matid=24430

    att
    Elisa

    Comentário por Elisa Andries | março 24, 2011 | Responder

  2. Kuramoto, Poderia me passar a referência completa desse material do Eloi Rodrigues que você cita nesse post? Estou precisando para um trabalho sobre curadoria digital e comunicação científica. Grata, Luana Sales.

    Comentário por Luana Sales | fevereiro 18, 2012 | Responder

    • Olá Luana,

      Obrigado pelo envio de seu comentário. Na realidade, fiz referência a um ou dois slides que retirei de uma apresentação do Eloy Rodrigues. Não se tratava de um artigo. Enviarei, por email, a referida apresentação para o seu email.

      Um abraço.
      Helio Kuramoto

      Comentário por Helio Kuramoto | fevereiro 20, 2012 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: