Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Crescimento de mandatos no período 2002-2010

Alma Swan, entusiasta do movimento Open Access e também membro animadora (convenor) do EOS – Enabling Open Scholarship, encaminhou mensagem ao American Scientist Open Access Forum
anunciando matéria analisando o crescimento do número de mandatos implementados por universidades e agências de fomento em prol do acesso livre no período de 2002 a 2010. A referida matéria intitulada Open Access policies for universities and research institutions está publicada tanto no site do EOS quanto no OASIS.

Alma indica que a quantidade de depósitos espontâneos em Repositórios de acesso livre, por parte dos pesquisadores, está na ordem de 15-20% e que este volume depósitos não têm crescido em instituições que tenham adotado o depósito voluntário. Em seguida Alma complementa que somente políticas mandatórias podem proporcionar um alto nível de auto-depósito por parte dos pesquisadores. Tal conclusão é suportada por resultado de pesquisa desenvolvida por Arthur Sale.

Desde algum tempo atrás, quando trabalhei na elaboração do PL 1120/2007, tinha convicção nesse sentido. Trata-se de uma importante conclusão e que reforça a importância da minha pesquisa na busca de identificar os elementos essenciais para a implentação de uma infraestrutura de e-sicence no Brasil.

De outra forma, o teor da mensagem de Alma reforça a necessidade de o Brasil estabelecer uma política nacional de informação, aderindo assim, às iniciativas de várias universidades européias, americancas e outras, assim como às iniciativas que vêm adotando os Estados Unidos e a Comunidade Européia.

Anúncios

janeiro 5, 2011 - Posted by | Sem categoria | , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: