Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Expert Conference on Open Access and Open Data

Quando a primeira conferência sobre Open Access foi realizada em Cologne, em 2004, a Declaração de Budapeste tinha 3 anos e alguns projetos pioneiros eram concluídos com sucesso. Uma animada discussão sobre o tema se iniciava junto ao público. Agora, seis anos depois, o Open Access tornou-se rotina diária para os cientistas em diversas áreas.

As agências de fomento, cada vez mais, vêm exigindo o auto-arquivamento de uma versão dos artigos publicados em repositórios de acesso livre (Green Road ou via verde). Hoje, vemos uma variedade de modelos de negócios viabilizando esta estratégia, a via verde. Diversas editoras científicas comerciais já providenciam o depósito de artigos publicados em suas revistas em repositórios verdes como o PubMed Central.

Achamos que é hora para considerar o que já foi alcançado e o que deve ser feito em futuro próximo.

Além do Open Access a publicações, este evento focalizará também o acesso livre aos dados de pesquisa, também chamado Open Data. Um olhar mais atento a Declaração de Berlim revelará que este aspecto já estava mencionado em 2003. No entanto, só recentemente o acesso aos dados de pesquisa, Open Data, foi colocado na agenda das bibliotecas, nos centros de dados e instituições de pesquisa. Hoje, não apenas projetos nessa área estão em desenvolvimento mas estruturas organizacionais internacionais como o DataCite estão sendo implementadas.

Algumas das questões em discussão (por exemplo: a propriedade dos dados) relembram a polêmica do Open Access. Mas, existem outros aspectos também como o incentivo aos pesquisadores para publicaremm os seus dados, questões relacionadas aos metadados. Então, a situação em 2010 se assemelha à de 2004, novos horizontes estão se encaminhandos.
O Expert Conference on Open Access and Open data, que será realizado em Cologne (Alemanha), nos dias 13 e 14 de dezembro de 2010 é um evento importantíssimo para a consolidação do Open Access e desenvolvimento e implantação do Open Data. A agenda do evento é muito estimulante.

Anúncios

novembro 21, 2010 - Posted by | Sem categoria | , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: