Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

O acesso livre: avanços ou paralisia ? (I)

Recentemente, Stevan Harnad, um dos líderes mais atuantes e inteligentes que conheço, publicou um artigo em defesa do Open Access ou acesso livre ao conhecimento científico, o qual foi intitulado Opening Access by Overcoming Zeno’s Paralysis. No artigo o referido autor ressalta que o acesso livre é ótimo para as pesquisas, para os pesquisadores e suas instituições, assim como, para as agências de fomento porque maximiza o acesso à pesquisa, ampliando o seu impacto e a sua utilização. A íntegra deste artigo poderá ser lida no link: http://eprints.ecs.soton.ac.uk/12094/2/harnad-jacobsbook.pdf

Mais do que isto, Harnad acredita que o acesso livre a 100% dos artigos publicados em revistas científicas é viável, imediatamente e é ótimo, então, seria seguro dizer que o acesso livre é inevitável. Restam três questões: 1) Quando o acesso livre a 100% dos artigos científicos publicados nas cerca de 24000 revistas científicas existentes será alcançado? 2) Como? 3) O que tornou este processo tão longo?

Harnad se diz incapaz de responder precisamente quando o acesso livre atingirá aos 100% dos artigos publicados nos cerca de 24 mil títulos de revistas com revisão por pares existentes no globo terrestre, algo em torno dos 2,5 milhões de artigos publicados anualmente nessas revistas.

De uma forma geral, Harnad acredita que isto já poderia ter acontecido há 10 anos atrás. No entanto, este pesquisador especialista e líder do movimento acesso livre não acredita que esses 100% serão atingidos via a Golden road. Goden road é uma das duas estratégias recomendadas para se implantar o acesso livre no mundo. A outra estratégia é a Green road. A Golden road preconiza que as revistas científicas se convertam ou adotem um modelo de negócio de tal forma a terem acesso livre. A Green road preconiza a construção de repositórios institucionais de acesso livre por parte das universidades e dos centros de pesquisa e que os pesquisadores destas instituições depositem uma cópia dos seus trabalhos publicados em revistas científicas.

Evidentemente que a Golden road é uma estratégia muito lenta e difícil de acontecer, pois, nem todas as revistas científicas concordariam em adotar um modelo de negócio que possibilite o acesso livre ao seu conteúdo. Portanto, acredita-se que o acesso livre a 100% dos artigos publicados nos cerca de 24 mil periódicos científicos devem ser atingidos via a Green road e mesmo esta estratégia poderia ajudar na implantação da estratégia Golden road.

Esta matéria continuará em um novo post. Aguardem…

Anúncios

novembro 7, 2010 - Posted by | Sem categoria | ,

1 Comentário »

  1. Muito bom esse post, obrigada!

    Comentário por ccm | novembro 8, 2010 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: