Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Acesso livre poderá render mais de 1 bilhão de dólares aos EUA

Segundo matéria publicada no ScienceInsider de 04 de agosto de 2010, se o projeto de lei FRPAA – Free Research Public Access Act for aprovado pelo congresso americano, o acesso livre aos resultados de pesquisa, que são financiados por 11 agências de fomento americanas, proporcionará aos EUA o ganho de cerca de 1 bilhão de dólares em um período de 30 anos.

Esta é a conclusão de estudos realizados pela equipe de John Houghton, economista da Universidade de Victoria, em Melbourne – Austrália. Segundo a matéria de Jocelyn Kaiser este ganho representa cinco vezes o custo de armazenamento para o livre acesso aos resultados supracitados.

Antes, porém, é preciso rememorar alguns fatos: 1) Em 2007, o Congresso americano aprovou uma lei tornando obrigatório aos pesquisadores que receberam financiamentos do NIH o depósito dos resultados de suas pesquisas publicados em revistas com revisão por pares em um período de, no máximo, 12 meses; 2) Está em tramitação neste mesmo congresso um novo projeto de lei, o FRPAA, que tem como objetivo estender a lei que foi aprovada para o NIH ao restante das 11 agências de fomento americana. Portanto, o estudo levado a cabo pela equipe de John Houghton faz um estudo sobre os benefícios que o FRPAA traria aos EUA, mas obviamente que esses benefícios não se restringirão apenas aos EUA mas à toda a comunidade científica internacional.

Fonte: ScienceInsider

Anúncios

setembro 29, 2010 - Posted by | Sem categoria | ,

1 Comentário »

  1. Nossa bem interessante!!!!

    Comentário por ccm | novembro 8, 2010 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: