Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Sociedade Brasileira do Conhecimento Compartilhado: que candidato se habilita?

Algum tempo atrás publiquei um post neste blog, mais exatamente no dia 07 de setembro de 2006, sob o título: Será que os nossos candidatos são bem informados?. Ou seja, há um pouco mais de quatro anos atrás, questionei a respeito do nível de informação dos nossos candidatos face à questão Sociedade do Conhecimento Compartilhado. Certamente, nenhum candidato leu ou lerá.

O referido post mostrava a preocupação apresentada pelo diretor geral da Unesco, naquela época, Koïchiro Matsuura, quanto à necessidade urgente de construção da sociedade do conhecimento compartilhado, entendendo, assim, que esta iniciativa contribuiria sobremaneira para a redução das desigualdades sociais.

No entanto, ao longo destes últimos quatro anos, nada se fez neste governo que está próximo de se encerrar. E, pelos discursos que tenho visto por intermédio dos debates, propaganda eleitoral e, mesmo, pelos programas de governo, que nem todos os candidatos se dignaram a apresentar, nada se fará quanto a esta questão.

Ouve-se muitos discursos, no Brasil, envolvendo o tema sociedade da informação, sociedade do conhecimento, sociedade do conhecimento compartilhado, etc. Mas, de fato, pouco se faz ou se tem feito, puro discurso… apenas demagogia. Como também é demagogia esse discurso em favor da melhoria na educação ou no desenvolvimento da ciência. Quem realmente apresentou alguma proposta nesse sentido? Somos iludidos com discursos vazios nos horário da propaganda gratuita pelo rádio e tv. A rigor não temos nenhuma opção digna de tomar posse no Palácio do Planalto.

E, isto mostra que estamos fadados a continuar sendo um país em vías de se desenvolver, dado que não temos nenhuma política nacional de desenvolvimento da ciência e, tampouco uma política nacional de informação.

O que foi feito do programa Sociedade da Informação? Alguma proposta ou iniciativa foi implementada? Passaram-se dez anos desde o lançamento do livro verde deste programa e quais foram os resultados práticos? Em termos de infraestrutura muita coisa foi desenvolvida e implantada, mas em termos de informação, propriamente dito, o que foi desenvolvido, além de iniciativas isoladas e esporádicas?

Anúncios

setembro 27, 2010 - Posted by | Sem categoria |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: