Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Pontos importantes de serem destacados da carta de Barbara Kisop

A carta de apoio encaminhada por Barbara Kisop é importante não apenas pelo apoio que dá ao projeto de lei FRPAA, mas por mostrar o nível de envolvimento dos países em prol do acesso livre no mundo. Além das iniciativas dos dois países de maior desenvolvimento científico, Estados Unidos e Reino Unido, ela indica a existência de mais de 200 importantes organizações científicas com iniciativas em favor do acesso livre, e isto pode ser visto no ROARMAP.

Verifiquei neste sítio a existência de 220 mandatos, ou seja, políticas de informação para garantir a alimentação dos repositórios institucionais, departamentais etc. Isto significa que a comunidade científica internacional aderiu definitivamente às estratégias de Open Access (acesso livre).

Para corroborar com esse engajamento, a Bielefeld Academic Search Engine (BASE) da Bielefeld  University Library, um service provider que coleta metadados de 1.665 provedores de dados em todo o mundo, inclusive no IBICT, mantém um repositório com cerca de 24.261.000 documentos em acesso livre.

A esta iniciativa se soma Scirus, que segundo o próprio sítio informa, oferece acesso a cerca de 370 milhões de ítens de informação (artigos, teses, dissertações, etc.). Em todo esses acervos acessíveis livres de custo e qualquer barreira. Open Access é,  hoje,  uma realidade!

Anúncios

maio 31, 2010 - Posted by | Sem categoria |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: