Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Acesso Livre: ironia histórica

Veja no blog de Stevan Harnad Open Access Archivangelism críticas ao avanço das iniciativas relacionadas com o modelo “autor paga” no contesto da estratégia da via dourada. Para quem não está acompanhando essa discussão, assim como, a evolução das estratégias de implantação do acesso livre. A via dourada é a estratégia que promove o desenvolvimento das publicações seriadas científicas de acesso livre ou mesmo a conversão das publicações científicas existentes em publicações de acesso livre. Dentre as iniciativas de apoio a publicações que adotam o referido modelo, as mais importantes são: SCOAP3 e COPE.

Segundo Stevan, o apoio à iniciativa SCOAP é praticamente completo. Cerca de 150 bibliotecas americanas e consórcios de bibliotecas se comprometeram a doar cerca de 3,2 milhões de dólares. Em nível global, cerca de 24 parceiros desta iniciativa se comprometeram a participar com 7 milhões de euros. Isto representa cerca de 70% do fundo total desta iniciativa. O próximo passo será a conversão das publicações seriadas da área de física/alta energia.

A crítica que se faz diz respeito ao fato de que os dirigentes são mais rápidos em assinar cartas dando apoio a esse tipo de iniciativa do que em promover a estratégia da via verde (Green Road), que é efetivamente a estratégia que promoverá o acesso livre aos resultados das pesquisas e que não depende de muitos investimentos.

Esta matéria reforça as iniciativas brasileiras que têm se concentrado em desenvolver repositórios institucionais nas universidades e instituições de pesquisas públicas brasileiras.

Anúncios

maio 3, 2010 - Posted by | Sem categoria | , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: