Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

SEER: Como surgiu no Brasil?

Farei o registro da história do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas em três posts: como surgiu no Brasil?;Qual foi o papel do IBICT? e Propostas para a sua consolidação.

Em 2003 eu fui convidado, pela Profa. Sely Costa (UnB), a participar do evento ELPUB, que naquele ano se realizava em Guimarães, Portugal. Naquela oportunidade eu tive a felicidade de assistir a uma palestra do Prof. John Willinsky, na qual ele apresentava o pacote de software Open Journal System (OJS), como sendo uma das iniciativas do projeto Public Knowledge Project (PKP). À época e, ainda hoje, eu acho que se trata de uma ferramenta muito interessante e útil para os nossos editores e que certamente poderia ajudar na manutenção e desenvolvimento das nossas revistas científicas na web. Além disso, essa ferramenta também seria útil para a implantação da via dourada no Brasil. A verdade é que naquela época não havia nenhuma ferramenta similar, software livre, que pudesse ajudar os nossos editores.

Naquele mesmo ano, insisti com os técnicos da área de informática sobre a necessidade de adaptar aquela ferramenta para a língua portuguesa. O interesse inicial era implantar a revista Ciência da Informação no referido software. Ao mesmo tempo começamos a divulgá-lo e o tornamos disponível para download na página do IBICT, além de dar alguns treinamentos que à época constituía de dois módulos: 1) instalação do software; e uso do mesmo. Esta ferramenta recebeu a denominação de Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Aliás, nem sei, exatamente, quem sugeriu esse nome, mas seguramente este nome foi sugerido pelo Laboratório de Tecnologias da Informação do IBICT, que era coordenado pela Dra. Lígia Café, que se tornou também entusiasta da ferramenta.

Anúncios

abril 15, 2010 - Posted by | Sem categoria | ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: