Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Participação na Conferência Internacional: Ciência abierta. Un Desafío regional

Foi muito proveitosa a minha participação na Conferência Internacional, Ciência Abierta. Un Desafio regional. Além de ter a oportunidade de conhecer pessoalmente o Secretário de Articulación Científico Tecnologico, Dr. Alejandro Ceccatto, o Subsecretário de Coordinación Institucional, Dr. Mario Lattuada e a Coordinadora del proyecto Sistema Nacional de Repositorios Digitales en Ciencia y Tecnología, Msc. Paola Bongiovani, tive a oportunidade de conhecer pessoas que só conhecia por intermédio de listas de discussão, como Dominique Babini.

O evento foi muito proveitoso, pois além da minha palestra houve mais duas outras palestras relacionadas à questão de direitos autorais e políticas ou mandatos. Segundo o Dr. Ceccatto, um projeto de lei está saindo do forno e a Argentina muito em breve terá também uma legislação apoiando as iniciativas de open access e também open data. Portanto uma legislação mais avançada do que a que nós elaboramos no Brasil, o PL 1120/2007, pois eles incluiram no projeto de lei a questão do open data.

Segundo Paola a Argentina faz parte do COAR e também do projeto BID para a construção de uma rede de repositórios na América Latina. Fiquei muito contente em saber que a Argentina esteja desenvolvendo diversas iniciativas para a implantação do Open Access, principalmente, os repositórios institucionais.

Os nossos irmãos argentinos entenderam perfeitamente o espírito do acesso livre como forma de promover maior acesso à informação e também o desenvolvimento científico do seu País e da região. Pude perceber que lá o portal de periódicos científicos é coordenado pela mesma instituição que está promovendo a construção dos repositórios institucionais e isto é uma grande vantagem em relação ao Brasil. Portanto, lá ao contrário do que ocorre no Brasil não ocorre a falta de interoperabilidade humana e, certamente, eles terão um avanço mais rápido do que aqui.

Anúncios

abril 11, 2010 - Posted by | Sem categoria | ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: