Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

O acesso livre e a 4ª CNCTI para o desenvolvimento sustentável

É chocante ver o programa da Quarta Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento sustentável e não encontrar, em seu programa, nenhum tópico de discussão a respeito da informação científica e do acesso livre.

Como discutir políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação sem discutir a informação científica. Para quem não é da área de ciência e tecnologia é importante saber que a informação científica é o insumo crucial para o desenvolvimento das pesquisas. Sem a informação científica não se tem desenvolvimento científico e sem desenvolvimento científico não se gera informação científica e nem são gerados novos ciclos de desenvolvimento científico. É um ciclo virtuoso. A informação científica dá origem ao desenvolvimento de novas pesquisas. Isto é básico. Os nossos dirigentes jamais compreenderam isto. E, isto explica muita coisa em nossa área (informação científica).

Não se pode falar de desenvolvimento sustentável sem falar em acesso livre ao conhecimento científico. As iniciativas do acesso livre são fundamentais para o desenvolvimento sustentável, porque a simples disseminação livre e aberta da informação científica promoverá e provocará o desenvolvimento científico sustentável. Este é um modelo que se está desenhando em todo o mundo e não podemos ficar à margem dele.

Apenas para citar algumas iniciativas mundiais:
– o Estados Unidos da América já aprovaram uma lei tornando obrigatório a todos os pesquisadores financiados pelo NIH (National Institute of Helth) a depositarem, no PubMedCentral (respositório central do NIH de acesso livre), uma cópia dos seus trabalhos publicados em revistas com revisão por pares;
– o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação da Austrália fez constar em seu relatório de revisão do sistema nacional de inovação que todos os resultados de pesquisa australianas serão de livre acesso;
– a comunidade européia já estabeleceu que todos os resultados de pesquisa financiadas por aquela comunidade deveria ter depositado uma cópia em um repositório de acesso livre;
– a Argentina está concluindo uma proposta de lei que tornará obrigatório o desenvolvimento de repositórios institucionais, assim como o depósito, por parte dos pesquisadores, de uma cópia dos seus trabalhos publicados em revistas com revisão por pares;
– a Espanha preparou um projeto de lei de Ciência e Tecnologia, no qual consta que todos os resultados de pesquisa financiados com recursos públicos deverão ser depositados em repositórios institucionais de acesso livre.

Então, entendo que a 4ª CNCTI seria um espaço ideal para discutirmos as iniciativas de acesso livre e promover a discussão e estabelecimento de uma política nacional de acesso livre à informação científica. Certamente, isto teria como resultado uma aceleração no processo de análise e aprovação do Projeto de Lei 1120/2007. Isto certamente colocaria o Brasil no contexto mundial do acesso livre e do e-science.

Anúncios

abril 9, 2010 - Posted by | Sem categoria | ,

2 Comentários »

  1. Concordo com sua posição Kura. Mas, repositólios livres necessitam vontade política e infraestrutura de P&D&Informática.

    Comentário por Aldo | abril 12, 2010 | Responder

    • Olá Aldo,

      obrigado por colocar a sua opinião e se posicionar. A bem da verdade, em um evento como a 4ª CNTI, no qual se discutem diversos assuntos relacionados à ciência, nunca se discute a questão da informação científica. Talvez este fato seja decorrente da postura do IBICT, infelizmente.

      Cordiais saudações.
      Hélio Kuramoto

      Comentário por kuramoto | abril 12, 2010 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: