Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Harvard responde à terceira questão da Casa Branca

O reitor da Universidade de Harvard, Prof.Dr. Steven E. Hyman, encaminha carta ao Escritório de Políticas em Ciência e Tecnologia da Casa Branca (OSTP) contendo respostas às questões formuladas recentemente sobre a política de acesso livre. O OSTP formulou nove questões sobre o acesso livre à comunidade científica. A carta encaminhada pelo Dr. Steven à Casa Branca continham as respostas a essas perguntas. Vejam abaixo a pergunta e a respectiva resposta.

Casa Branca: Quem são os usuários de publicações revisadas por pares resultantes de pesquisas financiadas com recursos federais? Como eles acessam e utilizam estes artigos agora, e como eles poderiam, se estes artigos fossem mais acessíveis? Poderiam outros usuários terem acesso a estes se fossem mais acessíveis, e com que finalidade?

Steven: O Acesso public ajuda pesquisadores profissionais assim como leitores leigos. O acesso public ajuda os pesquisadores profissionais que não tem acesso à mesma literatura em suas instituições e ajuda os leitores leigos que geralmente também não qualquer acesso a essa literatura (bibliotecas públicas raramente fazem assinaturas de revistas científicas – revistas que tem revisão por pares).

Não importa se são muitos ou poucos leitores leigos que são capazes de ler atentamente revistas científicas ou têm motivos para fazê-lo. Pesquisadores, mas mesmo que não são muitos, os principais beneficiários de uma política de acesso público serão os profissionais, que constituem o público-alvo desta literatura e que dependem do acesso ao seu próprio trabalho.

Se os Estados Unidos estenderem o mandato de acesso público às agências federais de fomento, além de beneficiar os pesquisadores diretamente, os cidadãos leigos serão beneficiados indiretamente..

No mês passado, a Research Information Network divulgou um relatório mostrando que os pesquisadores podem fazer novas descobertas mais facilmente se eles podem acessá-las ou recuperá-las, e que as barreiras de acesso à literatura científica atrasam a sua pesquisa, impedem a colaboração, e “pode também afetar a qualidade e integridade do trabalho produzido …. “.

Anúncios

janeiro 28, 2010 - Posted by | Sem categoria | ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: