Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Resposta à segunda pergunta da Casa Branca

O reitor da Universidade de Harvard, Dr. Steven Hyman, enviou resposta à segunda pergunta da Casa Branca, vejam abaixo a pergunta e a respectiva resposta:

2. Que características uma política de acesso público deveria ter para melhor acomodar as necessidades e interesses de autores, editores primário e secundário, bibliotecas, universidades, governo federal, usuários da literatura científica e público em geral?

Steven: A política de acesso public deveria: 1) ser obrigratória e não voluntária; 2)utilizar o mais curto período de embargo, não maior do que seis meses; 3) aplicar-se às versões finais do manuscrito do autor, revisto por pares, ao invés da versão publicada, exceto se o editor consentir no acesso livre à versão publicada; 4) exigir o depósito do manuscrito em um repositório apropriado (central, temático ou institucional) de acesso livre imediatamente após a sua aceitação para publicação, onde permaneceria inacessível até que se expire o período de embargo; 5) evitar problemas de direitos autorais, exigindo que os beneficiados de recursos federais, quando publicar artigos decorrentes de pesquisa financiada pelo governo federal, devem manter o direito de dar ao organismo competente uma licença não-exclusiva para distribuir uma cópia de acesso público de seu manuscrito revisado por pares.

Existem dois compromissos para proteger o editor: 1) o período de embargo ou atraso antes que o governo libere a sua cópia de acesso público, e 2) o uso do manuscrito do autor e não da versão do artigo publicada na revista. Durante o período de embargo, os editores terão o direito exclusivo de distribuição to texto revisado por pares e, durante o período de vigência dos direitos autorais, terão o direito exclusivo de distribuir a edição publicada deste texto, algumas vezes chamado de “versão registro ” (copia-editada, formatada, paginada, e assim por diante). Com certeza, os editores permanecem livres para permitir outros tipos de distribuição, bem como, por exemplo, permitir que autores façam o imediato “auto-arquivo” dos seus artigos em repositórios apropriados de acesso livre.

Estes são compromissos porque há um forte interesse público na imediata ou o acesso não atrasado aos resultados da pesquisa financiada pelo Estado, e um forte interesse público no acesso à versão final do manuscrito contendo os resultados da pesquisa financiada pelo Estado.

Anúncios

janeiro 27, 2010 - Posted by | Sem categoria | ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: