Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Resposta à primeira pergunta da Casa Branca

A primeira pergunta feita pelo OSTP – Office of Science and Technology Policy é: Como autores, editores primário e secundário, bibliotecas, universidades e governo federal contribuirão para o desenvolvimento e divulgação de documentos revisados decorrentes de verbas federais agora, e como isso pode mudar com uma política de acesso público?

A resposta do reitor da Universidade de Harvard, Dr. Steven Hyman, segue abaixo:

Uma política de acesso público não reduzirá a necessidade por editores ou serviços que eles executam. Apenas impedirá que os frutos do nosso grande investimento em pesquisa fiquem presos aos editores, os quais dão acesso apenas a usuários pagantes. A política estabelecida pelo NIH, por exemplo, não atropelou os editores e nem a revisão por pares. Ela promove o acesso público a artigos revisados por pares e aceitos para publicação por editores independentes (setor privado ou não governamentais).

Se os editores acreditam não poder se dar ao luxo de permitir que cópias de artigos publicados em suas revistas não podem ser liberados para acesso público, eles não precisam publicar os artigos de pesquisadores financiados pelo governo. Até a presente data, no entanto, parece que os editores não tomaram nenhuma decisão nesse sentido, como resposta à política estabelecida pelo NIH. Assim, os autores/pesquisadores financiados pelo governo federal estão livres para submeter os seus trabalhos a revistas de sua escolha. Além disso, o acesso público dá aos autores maior visibilidade e maior impacto às pesquisas.

Anúncios

janeiro 26, 2010 - Posted by | Sem categoria | ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: