Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Passados 2 anos do mandato do NIH, vejam os resultados

O percentual de pesquisas financiadas pela NIH, que se encontra em acesso livre, após dois anos do estabelecimento do mandato é de 41% para os pesquisadores externos e de 50% para os pesquisadores internos. Os números estão definitivamente crescendo,  mas o número deveria ser de 100% em 1 ano, não é verdade?  Esta edição do Dramatic Growth ilustra, de forma rápida, como podemos começar a descobrir quem foi desobediente e quem não foi, para ajudar os autores a cumprirem este requisito simples dos nossos generosos financiadores de pesquisa.

Aqui estão alguns números que indicam taxas de adesão às políticas de acesso livre (OA)  para algumas revistas.  É importanbte notar que esta não é uma amostragem representativa, uma vez que são apresentados apenas alguns títulos selcionados aleatoriamente a partir de sites dos editores:

  • PLoS Medicine: 100%
  • BMC Cancer: 100%
  • American Journal of Epidemiology: 95%
  • Addictive Behaviors (Elsevier): 37%
  • American Heart Journal (Elsevier): 22%
  • Annals of Surgical Oncology (Springer): 12%
  • Breast Cancer Research and Treatment (Springer): 9%

Por falar em obediência, há mais de 1,6 milhões de livros fornecidos  sob os princípios OCA (Open Content Alliance) ou o domínio público.

Um olhar em direção a 2010, prevê que muito provavelmente, o maior periódico acadêmico ou científicos será de acesso livre, o premiado PLoS One.  OA mandato mania tem a certeza de continuar ~ não são apenas discussões em andamento em muitas universidades e departamentos, mas agora temos um conjunto substancial e crescente de modelos e benefícios provenientes de um mandato OA ~ tais como maior impacto e presença na web ~ e tornar-se  mais óbvia, inspirando ainda mais mandatos. FRPAA (Federal Research Public Access Act) está na lista para os E.U.A caminhar repidamente para um governo aberto em muitas frentes.

Diante das evidências, não há necessidade de esperar pelo ano novo para tomar a sua decisão, porque não aderir,  hoje,  às iniciativas do Acesso Livre?
Fonte : Blog The Imaginary Journal of Poetic Economics

Anúncios

dezembro 29, 2009 - Posted by | Sem categoria | ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: