Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

O Acesso Livre e o Brasil

Interessante a iniciativa da administração Obama, pois, com toda a certeza esta iniciativa dos EUA fortalecerá o acesso livre no mundo e, no Brasil, não seria diferente.

Aliás, o Brasil já poderia ter assumido posição semelhante há mais tempo, uma vez que, de forma pioneira, sumetemos um projeto-de-lei na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CTCIC) da Câmara dos deputados em meados de maio de 2007 (PL 1120/2007), o qual instituia a obrigatoriedade de as universidades criarem os seus repositórios institucionais, assim como, que os seus pesquisadores depositassem os seus resultados de pesquisa publicados em revistas científicas no respectivo repositório institucional de sua universidade.  Este PL 1120/2007 ainda encontra-se na Câmara, agora na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). Portanto, em dois anos, este PL pouco avançou, teve pouquíssimas emendas, foi aprovado nas comissões de CTCIC e  de Educação e Cultura (CEC). Na CCJC, o relator, Deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), elaborou um parecer favorável e aguarda discussão e aprovação pela plenária desta comissão.

Se este PL tivesse sido aprovado, o Brasil certamente estaria ocupando posição de destaque no movimento do acesso livre no mundo. Infelizmente, a informação científica não tem recebido a devida importância como em países desenvolvidos. Certamente, esta é a grande diferença entre um país desenvolvido e um país em vias de se desenvolver. A informação científica é insumo  fundamental para a pesquisa científica e, isto explica muita coisa.

Enquanto no País, ainda somos obrigados a conviver com mitos do tipo:  o acesso livre vai entregar as nossas pesquisas ao estrangeiro, o acesso livre vai facilitar o plágio, o acesso livre vai acabar com o Portal de Periódicos da Capes…Nos EUA e em países da Comunidade Européia, observa-se o total fortalecimento das iniciativas do acesso livre, por intermédio da criação do Confederation of Open Acces Repositories (COAR), do Enabling Open Scholarship (EOS) e de demais iniciativas. Isso mostra a visão de nossos dirigentes.

Anúncios

dezembro 28, 2009 - Posted by | Sem categoria | ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: