Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Administração Obama em defesa do acesso livre

Em 10 de dezembro, a White House Office of Science and Technology Policy (OSTP) anunciou um fórum público para discutir o acesso público aos resultados de pesquisa financiada pelo governo federal. “A administração é dedicada a maximizar o retorno sobre os investimentos federais em P & D”, diz o anúncio no Federal Register [PDF].

A discussão concentra-se em grande parte sobre a proposta de estender a outras agências governamentais, como a National Science Foundation, o Departamento de Defesa ea NASA, um mandato de acesso público semelhante ao estabelecido pelo National Institute of Health(NIH) às pesquisas financiadas por ela. O NIH é a maior agência federal de fomento de pesquisas científicas, concedendo mais de 30,5 bilhões dólares anualmente, e estabeleceu uma política de acesso livre em dezembro 2007, a qual exige o depósito obrigatório de artigos científicos, por parte dos pesquisadores que obtiveram concessões de auxílio, desta agência, às suas pesquisas, no repositório digital PubMed Central.

O anúncio do OSTP também apresenta uma série de argumentos comumemente apresentados em favor do acesso aberto, incluindo o acesso simplificado a publicações acadêmicas e uma infraestrutura central de armazenamento e busca que possa facilitar aos pesquisadores  encontrar e utilizar os materiais (artigos científicos e dados da pesquisa). Em outras palavras, uma infraestrutura que possibilite o Open Access e Open Data.

Anúncios

dezembro 28, 2009 - Posted by | Sem categoria | , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: