Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira

No último dia 05 de novembro, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), sob a minha coordenação organizou e realizou o I Encontro sobre Gestão de Repositórios Institucionais. Durante a relização desse evento, lançamos o primeiro livro brasileiro sobre Gestão de Repositórios Institucionais. O título é um desafio à maximização da produção científica brasileira. Esse livro se insere nas iniciativas do Ibict em direção ao acesso livre. O livro foi escrito por Fernando César Leite, um de nossos maiores defensores do acesso livre, jovem pesquisador da Embrapa, ex-consultor do Ibict e acredito, em breve, professor da UnB. O livro servirá de guia para o desenvolvimento dos repositórios institucionais nas universidades brasileiras. Ele foi escrito com esse propósito e contém diretrizes importantes que levam o desenvolvimento de repositórios institucionais a alcançar o êxito esperado.

O evento foi coroado de pleno êxito e, apesar da pouca divulgação ou da pouca promoção, o Ibict alcançou os objetivos traçados para esse evento, que era o de apresentar e discutir as diretrizes para o desenvolviemnto de repositórios institucionais.

Eu, pessoalmente, considero que o referido evento e os seus objetivos alcançados foi o principal marco da história recente do Instituto, pois, além de discutir as diretrizes, estabeleceu um cronograma que permitirá ao país incrementar o seu conjunto de repositórios institucionais em 33 novos repositórios. O Ibict deu início, efetivamente, ao cumprimento de sua missão institucionais, talvez a mais antiga das missões, que é o registro e a disseminação da produção científica brasileira. E, o Instituto o fez de forma inovadora, lançando um livro virtual que pode ser acessado aqui.

Anúncios

novembro 16, 2009 - Posted by | Sem categoria

5 Comentários »

  1. MUITO boa a apresentação do Fernando. Minha monografia (aonde eu tive a honra de ter o senhor na minha banca) foi sobre arquivos abertos e pretendo aprofundar esse tema no mestrado. Essa apresentação esclarece muitos pontos do Acesso Livre, de maneira descomplicada. Parabéns!

    Comentário por Fernanda | novembro 16, 2009 | Responder

    • Oi Fernanda,

      obrigado pelas suas considerações.

      Abraços.
      Kura

      Comentário por kuramoto | novembro 17, 2009 | Responder

  2. […] o link para o novo  Blog do Kuramoto onde ele partilha de imediato a informação sobre “Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira” um […]

    Pingback por Partilhar, no quotidiano… « Tereza's Blog | novembro 17, 2009 | Responder

  3. Estimado Hélio:
    He revisado el libro “Por qué, para quien y cómo crear un RI”, es un gran aporte para quienes estamos trabajando en este campo. Muchas gracias. Le reitero la posibilidad de venir a la Universidad de Costa Rica, ya que no pudo hacerlo el pasado mes de octubre. Saludos, Saray

    Comentário por Saray Córdoba | novembro 17, 2009 | Responder

    • Prezada Saray,

      obrigado pelos seus comentários e, espero que todo a comunidade provedora de informação latino-americana possa utilizar os conhecimentos publicados, tanto no livro virtual quanto nas apresentações que se encontram disponíveis em meu blog. Sinto muito não ter participado do evento em outubro passado, perdi uma grande oportunidade de apresentar as nossas iniciativas e discutí-las na Universidad de Costa Rica. Infelizmente, eu tinha vários compromissos no Brasil. Mas, de toda a forma, eu me coloco à sua disposição para participar de eventos futuros, será uma grande satisfação participar das discussões sobre acesso livre na América Latina. Creio que podemos empreender iniciativas importantes e interessantes no âmbito do acesso livre (open access). Estou convencido que essas iniciativas são importantes para países em desenvolvimento, é a única forma de proporcionar um maior compartilhamento da informação científica e, consequentemente reduzir as desigualdades sociais nesses países, em especial na América Latina.

      Cordiais Saudações.
      Hélio Kuramoto

      Comentário por kuramoto | novembro 17, 2009 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: