Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

IBICT promove re-edição do Edital para distribuição de equipamentos às universidades

Conforme havia adiantado na semana que passou, foi publicado hoje no DOU o novo edital para distribuição de equipamentos às universidades e institutos de pesquisa com o propósito de promover a construção de repositórios institucionais em instituições de ensino superior e de pesquisa públicas. Esse edital constitui uma das iniciativas para a implantação do cesso livre à informação científica, no Brasil, no contexto de uma das sua estratégias, a via verde – desenvolvimento de repositórios institucionais nas universidades e centros de pesquisa.

Este novo edital sofreu algumas alterações em relação aquele publicado no dia 12 de dezembro de 2008. A principal alteração diz respeito ao cronograma que previa a data final para submissão de propostas para o dia 01 de março. Esta data foi prorrogada por 60 dias e ela cai no meio da semana. Uma outra modificação diz respeito à data de validade da proposta, que neste edital, constitui a data de postagem no correio e não mais a obrigatoriedade da propsota chegar ao IBICT até a data de fechamento do prazo de submissão de propostas.

Nos próximos 10 dias, o IBICT publicará em seu site um modelo de política de informação, o qual poderá ser utilizado nas propostas, caso a instituição de ensino superior or de pesquisa a aprove em seus vários níveis decisórios, tornando-a política institucional de informação da respectiva universidade.

É importante lembrar que, as políticas institucionais de informação não precisam necessáriamente ser idêntica ao modelo, mas é preciso que ela assegure que os pesquisadores de suas instituições depositem os seus trabalhos publicados em revistas com revisão por pares.

É importante lembrar também que, neste novo edital, o conceito de instituição está bem explícito, não devendo pairar dúvidas sobre essa questão. No edital é enfatizado o aspecto de que a proposta deve ser institucional, ou seja deve ser da instituição como um todo e não apenas de um departamento, uma faculdade ou uma escola. A metodologia de implantação pode até consignar de que haverá uma implantação gradual, de departamento para deparmento ou de faculdade para faculdade ou de escola para escola, mas deverá haver a garantia de que ao longo do tempo todos os pesquisadores daquela instituição estarão depositando os seus resultados de pesquisa. 

Anúncios

fevereiro 20, 2009 - Posted by | Sem categoria | , ,

2 Comentários »

  1. de faculdade para faculdade ou de escola para escola, mas deverá haver a garantia de que ao longo do tempo todos os pesquisadores

    Comentário por rado online | janeiro 10, 2012 | Responder

    • Prezado Rado,

      Obigado pelo su comentário. INfelizmente, ele é muito suscinto. Não importa que unidades alimentarão o RI, mas todos os pesquisadores da instituição.

      Codiais saudaçõe.
      Helio Kuramoto

      Comentário por Helio Kuramoto | janeiro 10, 2012 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: