Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Desconhecimento ou desinteresse???

Como dito na matéria anterior, o Ibict vem desenvolvendo iniciativas para a implantação do acesso livre no Brasil desde 2002, quando foi lançada Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).  Ao longo desse tempo, o Ibict realizou quatro licitações para distribuição de 49 kits tecnológicos para que as unviversidades públicas brasileiras pudessem construir, implantar e manter as suas BDTD locais. Mas, por que realizar quatro licitações? Uma só não seria suficiente?  Seria, mas não foi o que ocorreu, em cada uma dessas licitações poucas propostas foram submetidas, aliás uma quantidade de propostas incompatível com a quantidade de universidades públicas. 

Trabalho no Ibict há 26 anos, e sempre ouvi a reclamação das universidades  de que faltam recursos tecnológicos.  E, nesse caso, chego à conclusão que houve desinteresse, uma vez que divulgamos amplamente esses quatro editais.  Devo ressaltar também que houve uma fragmentação nesta iniciativa provocada por um outro órgão público da esfera federal de um outro ministério, o qual publicou portaria obrigando o envio das teses e dissertações a um portal do referido ministério.

Bem,  novamente, o Ibict lançou um edital em dezembro passado para distribuição de recursos tecnológicos para as universidades públicas brasileiras.  Evidentemente, que se deve dar um desconto pelo fato de a vigência desse edital abranger um período de festas e de férias nas universidades.  Mas, devo que se ressaltar que o número de interessados foi mínimo, apenas uma meia dúzia de universidades entraram em contato e apenas uma proposta foi submetida. Por esta razão o referido edital foi cancelado e um edital substituto será publicado esta semana com um novo cronograma e algumas modificações no seu conteudo. Desta vez não haverá muitas desculpas, apesar de o prazo abranger o carnaval e a semana santa.  No entanto, as instituições terão 60 dias para apresentar as suas propostas. Tempo suficiente para se elaborar uma proposta completa. Como o objeto do edital refere-se à implantação de repositórios institucionais, quem sabe consigamos atingir os objetivos do edital.

Anúncios

fevereiro 17, 2009 - Posted by | Sem categoria | , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: