Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

I Workshop sobre Acesso Livre nas Unidades de Pesquisa: sucesso!

Foi realizado hoje, dia 12 de dezembro de 2008, o I Workshop sobre Acesso Livre nas Unidades de Pesquisa. O evento teve apoio da Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (SCUP) e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Às 10 horas da manhã, conforme havíamos programado, teve início a abertura do evento por intermédio da mesa formada pelo Subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa, Dr. Carlos Oiti Berbert, pela Dra. Miracy Wermelinger Pinto Lima, Diretora de Gestão Institucional da CNEN, do Prof. Emir José Suaiden e da Profa. Célia Zaher que coordenou o Painel. Após as saudações das três autoridades, apoiando a iniciativa, teve início o painel único do evento. A minha apresentação foi a primeira, na qual apresentei a motivação e os fundamentos e benefícios do acesso livre.  Logo após a minha apresentação deu-se início a um debate esclarecedor e frutífero. Houve a coorboração por parte de alguns dos colegas, assim como, o convencimento de outros colegas. Em seguida, tivemos a apresentação de Marciana Leite Ribeiro, chefe da biblioteca do INPE, que apresentou a bem sucedida iniciativa de repositório institucional no INPE, mostrando a viabilidade de construção e implementação de um repositório institucional.

Em seguida apresentamos a Carta do Rio de Janeiro, que teve a assinatura de 10 (dez) instituições de ensino e pesquisa. Outras instituições sinalizaram que a carta está sendo discutida no âmbito de suas instituições. Esclareceu-se que este dia 12 não seria o último dia para a assinatura da carta. A carta ficou em poder da Profa. Célia Zaher, no Rio de Janeiro, de forma a viabilizar a sua assinatura por outras instituições cariocas. Posteriormente, a carta poderá ser encaminhada para outras organizações, quando estas demonstrarem interesse na sua assinatura. O fato é que a carta teve uma excelente aceitação e nenhuma contestação durante o evento no auditorio da CNEN.

Um pouco antes da leitura da Carta do Rio de Janeiro, eu fiz uma explanação sobre o Edital para chamadas de projeto para a distribuição de 70 servidores à instituições públicas de ensino e pesquisa. O Edital deverá estar disponível para consulta no site do Ibict à partir de segunda-feira próxima e em meu blog também. Assim, foi dado o primeiro passo para a implantação de ações contemplando o acesso livre à produção científica das unidades de pesquisa. Devo salientar que estiveram presentes, além de representantes das unidades de pesquisa vinculadas ao MCT, unidades de pesquisa vinculadas a outros ministérios como o da Agricultura e o da Saúde.

Da mesma forma, estiveram presentes representantes das universidades cariocas e que também demonstraram interesse em assinar a carta, mas que não o fariam neste momento em função de a carta encontrar-se ainda em discussão e avaliação em suas universidades.

Anúncios

dezembro 12, 2008 - Posted by | Sem categoria | , ,

2 Comentários »

  1. Segue abaixo o link para acesso às transparências apresentadas pela Marciana Leite Ribeiro, chefe da biblioteca do INPE, durante sua palestra no I Workshop sobre Acesso Livre nas Unidades de Pesquisa:

    http://urlib.net/LK47B6W/34CE6J5

    Comentário por Gerald Banon | fevereiro 3, 2009 | Resposta

    • Prezado Banon,

      obrigado pelo envio do link, vou adicioná-lo.

      Um abraço.
      Kura

      Comentário por kuramoto | fevereiro 4, 2009 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: