Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Acesso Livre: unidades de pesquisa se adiantam às universidades

A realização do I Workshop sobre Acesso Livre nas Unidades de Pesquisa no próximo dia 12 de dezembro, no auditório da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), situado na Rua Gen. Severiano, 90 – Térreo, tem suscitado muito interesse por parte das unidades de pesquisa e de outros segmentos da comunidade científica brasileira. Além da discussão sobre o acesso livre, o ato mais importante é a assinatura da Carta do Rio de Janeiro. Este ato representará um grande avanço quanto à implantação das ações de acesso livre no Brasil. Nesse sentido, as unidades de pesquisa vêm demonstrando maior sensibilidade do que as universidades brasileiras. Enquanto nas universidades dirigentes ficam com receio de colocar os seus pesquisadores contra a parede, nas unidades de pesquisa a questão do acesso livre tem tido uma maior receptividade.

As unidades de pesquisa, além daquelas vinculadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT, outras como a Fiocruz e a Embrapa vêm demonstrando grande interesse em implantar os seus repositórios institucionais, assim como o estabelecimento de políticas que garantam o auto-depósito dos trabalhos publicados em revistas científicas por parte dos pesquisadores.

Algumas unidades de pesquisa já implementaram os seus repositórios. Um exemplo disso é o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), tendo em  sua direção o Dr. Gilberto Câmara, um grande entusista do acesso livre, que vem seguindo as duas estratégias do acesso livre. O INPE, portanto, já implantou o seu repositório institucional com tecnologia prória, o URLib, que poderá ser utilziado por outras instituições. Ao falar do INPE não poderia deixar de falar no Dr. Gerald Banon, também um entusiasta do acesso livre e especialista em desenv0lvimento de software. Banon é o responsável pelo desenvolvimento do URLib. O URLib é mais uma alternativa às instituições para a construção do seu repositório institucional.

Anúncios

dezembro 9, 2008 - Posted by | Sem categoria | , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: