Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Comentários sobre as respostas à enquête 001.

Meus prezados leitores, achei muito interessante o resultado da enquête. O fato mais importante que se deduz a partir desse resultado é a certeza de que teremos que trabalhar muito mais para um melhor entendimento do que seja um repositório institucional (RI).

Essa pesquisa, simples e despretenciosa demonstrou o seguinte:

  • uma grande parte da nossa comunidade está antenada e com um bom entendimento do que seja um RI;
  • uma grande parte da nossa comunidade não está muito segura quanto ao melhor entendimento do que seja um RI, uma vez que houve empate: o mesmo número de votantes escolheram a definição de RI que incorpora qualquer tipo de documento, assim como a definição correta, ou seja a de que os RI de acesso livre apenas deverão conter documentos publicados em revistas revsisadas por pares;
  • uma pequena parte da nossa comunidade não tem um bom entendimento sobre um RI;

Apesar dessas considerações, fico contente com o resultado, uma vez que a pergunta poderia levar a alguma ambigüidade e talvez o número de respostas dado à primeira resposta seja devido à caracterização do RI, ou seja que o RI seja de acesso livre.

Dessa forma, a conclusão a que chego é de que devemos trabalhar ainda mais na disseminação dos conceitos corretos sobre a terminologia utilizada no contexto do movimento do acesso livre. Nesse sentido, concordo com a minha colega Bianca Amaro de Melo, que é uma especialista em terminologia. Ela vem, já faz algum tempo,  criticando o termo Repositório Institucional, dizendo que o mesmo não diz muita coisa. Talvez ela tenha razão e um termo melhor e mais preciso poderia ser Repositório da Produção Científica Institucional ou Arquivo Científico Institucional, ou quem sabe Respositório Científico Institucional. Bem, deixo à imaginação e criatividade dos senhores a busca de um termo mais adequado.

Anúncios

dezembro 2, 2008 - Posted by | Sem categoria | , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: