Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Leiam DataGramaZero, uma revista de Acesso Livre

Este último número do DataGramaZero trata da tecnologia de informação e gestão de documento voltadas para erradicar as desigualdades que prevalecem na sociedade moderna. É Necessário, então,  um olhar mais distante que a da provisão do acesso às tecnologias de informação e de comunicação e as habilidades para seu uso. Devemos olhar além da visão determinista de que a tecnologia trará sempre e somente benefícios positivos no seu trajeto As novas tecnologias digitais não resolvem, por si, o processo total de ajudar indivíduos a mudar suas vidas para o melhor. 

 

O DataGramazero de Outubro traz os seguintes artigos:

 

1 – Gestão e tecnologia da informação: desafios do profissional da informação
por Joana Coeli Ribeiro Garcia 

Resumo: Contextualiza o ambiente da sociedade da informação, para tratar de aspectos que se relacionam à tecnologia, à informação e à gestão da informação, situando a participação do profissional da informação, em um paralelo entre as funções tradicionais da Biblioteconomia e os desafios esperados na atualidade.  

 

2 – Memória do futuro no ciberespaço : entre lembrar e esquecer
por Vera Dodebei e Inês Gouveia 

 

Resumo: discute a memória nessa época de quebra de fronteiras espaciais, de crise de identidades e de ubiqüidade. Busca reunir argumentos que motivem os interessados nessas questões a enfrentar o desafio de selecionar memórias para o futuro. A discussão transposta para o ciberespaço é um exercício ainda em curso, que vem incentivando os pesquisadores a pensar a memória social como um composto em movimento, distanciando-a do sentido de acumulação característico das sociedades de escrita.  

 

3 – Weblog como objeto da Ciência da Informação

por Inara Souza da Silva

 

Resumo: apresenta o weblog como objeto de estudo da Ciência da Informação, um suporte que oferece inúmeras possibilidades para tratar conteúdos e que tem sido utilizado em diversos setores da sociedade para a publicação, compartilhamento e colaboração de informações na Internet. O weblog tem sido adotado como fonte alternativa para a disseminação de informações e opiniões.  

 

4 – Do Mundaneum à WEB Semântica: discussão sobre a revolução nos conceitos de autor e autoridade das fontes de informação

por Brasilina Passarelli

 

Resumo: discussão  acerca da revolução nos conceitos de autor e autoridade das fontes de informação desencadeadas pela WEB, no contexto da sociedade em rede. Abordagem histórica, na qual Paul Otlet é referido como futurista preocupado com o controle da informação bibliográfica mundial.  

 

5 – Conteúdos Digitais de Livros na Sociedade do Conhecimento

por Thiago Souza Araújo e Alessandra Galdo e Julíbio David Ardigo

 

Resumo: tem como objetivo analisar a contradição aparente entre os interesses da sociedade em relação à democratização da informação diante dos interesses do setor editorial de livros e sua (in)adequação à realidade tecnológica dos conteúdos digitais. Aborda quais as implicações das tecnologias de informação e comunicação para este setor e para o usuário de informações. 

 

 

 

 

Anúncios

outubro 16, 2008 - Posted by | Sem categoria | ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: