Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Carta de nove organizações apoiam a política do NIH

Nove organizações (biblioteca, editoras,  e organizações de interesse público) encaminharam, no último 5 de setembro, carta à Comissão Judicial da Câmara, apoiando o NIH e opondo-se ao projeto de lei de John Conyers.  Vejam trechos da carta:

“… fundo de pesquisa do governo dos E.U.A., com a expectativa de que novas idéias e descobertas de pesquisa, irá impulsionar a ciência, estimular a economia, e melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos americanos. O apoio público para a ciência é reforçado quando o público vê diretamente os benefícios do investimento de nossa nação na pesquisa científica.

O progresso da pesquisa científica é alcançado pela ampla difusão do conhecimento, e a subsequente construção a partir dos trabalhos dos outros. Para esse fim, a política de acesso público do NIH garante que os resultados do investimento de US $ 29 bilhões anuais da nossa nação na pesquisa científca cheguem à audiência mais ampla possível ….

A referida política alcança  vários notáveis objetivos: Em primeiro lugar, garante amplo acesso do público aos resultados da pesquisa financiada publicamente pelo NIH, permitindo que cientistas e pesquisadores de todo o país – na verdade de todo o mundo – colaborarem e integrem atividades de pesquisa de ponta. Essa disponibilidade funciona como um elevador, expandindo a base de  potenciais usuários, permitindo maior compartilhamento da informação e estimulando os progressos da medicina e das inovações.

Em segundo lugar, a referida política assegura que o governo americano manterá um arquivo permantente contendo os resultados das pesquisas fincnaciadas coletivamente….. Por último, a referida política proporciona a bem-vinda governança e transparência ao governo, e assiste a uma melhor gestão da nossa NIH em investimentos na sua carteira de pesquisa científica ….

Na direção do Congresso, o NIH Public Access Policy  foi recentemente revisto para exigir que os bolsistas do NIH depositem os seus manuscritos ao invés de fazê-lo voluntariamente. Líderes do Congresso tem validado essa política. Uma vez que a política tornou-se obrigatória no início de abril, a taxa de depósito aumentou de 10% para quase 60%. Esta alteração garante que os mais de 80000 artigos resultantes de financiamentos do NIH estarão, pela primeira vez, disponíveis para qualquer investigador, médico, professor, estudante ou membro do público que desejar acessar.

Em Washington, algumas pessoas manifestaram preocupação com os direitos dos autores no âmbito do NIH Public Access Policy. Como biblioteca, nós respeitamos plenamente a lei de copyright e a proteção a criadores de conteúdos, proprietários de conteúdo, e aos utilizadores de conteúdos. A pesquisa científica financiada pelo NIH é passível de possuir direitos de autor e estes pertencem ao autor. O NIH Public Access Policy exige apenas a concessão de uma licença não-exclusiva para NIH, plenamente consistente com políticas federais, como a Circular A-110 e Circular A-102. Essa política, deixa o autor livre para transferir parte ou a totalidade dos direitos exclusivos de autor ao editor de um jornal, ou de ceder em qualquer lugar onde estes assim o desejarem. No link o leitor encontrará uma breve nota mostrando de forma detalhada como o NIH Public Access Policy  não afeta os direitos autorais ….

A carta é assinada pelo American Association of Law Libraries, American Library Association, a Association of College and Research Libary, a Association of Research Libraries, da Greater Western Library Alliance, Public Knowledge, Public Library of Science, SPARC (acadêmicos Publishing & Academic Recursos Coalition) e o Special Libraries Association.”

PS: Note-se que a Comissão Judicial suspendeu a tramitação do projeto de lei Conyers pelo menos até 2009.

Anúncios

setembro 17, 2008 - Posted by | Sem categoria | , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: