Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

Workshop Internacional sobre Open Access em Cuba

Realizou-se nesta semana que se encerra, nos dias 3,4 e 5, o Workshop:

International Workshop

 Open Access to Scientific Literature and other Digital Scientific Information Resources in Central America and the Caribbean:

Focus on Education and Health for Sustainable Development

 

Esse evento é promovido no âmbito do IAP – Interacademy Panel on international issues. Portanto, um evento promovido no contexto de Academias Nacionais de Ciência. No entanto, estranhamente a Academia Brasileira de Ciência (ABC) não se fez representar. Não se sabe o motivo de sua ausência, uma vez que além de ter sido convidada, a ABC faz parte do Comitê Coordenador do IAP.

 

Ausências à parte, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) se fez representar por intermédio do seu Coordenador Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados, Dr. Hélio Kuramoto. O Ibict foi convidado como membro observador, em função de suas iniciativas aderente ao Open Access. Como representante do Ibict fiz uma palestra mostrando as iniciativas brasileiras em direção ao Acesso Livre, na qual fiz uma provocação propondo a criação de uma rede de acesso livre para a América Latina e Caribe. Essa proposta teve boa aceitação e estamos agora procurando financiamento para o seu desenvolvimento e implantação. 

 

Estiveram presentes diversos representantes de academias de ciências da América Latina e Caribe, além de organismos como a Rede Clara, representada pela sua diretora executiva, Dra. Martha I. Giraldo Jaramillo, com quem estamos articulando a obtenção de financiamento para o referido projeto. Martha apresentou a Rede Clara e RENATA, que dão suporte à Internet de alta velocidade.

 

O Workshop foi muito interessante pela oportunidade de realizar contatos com todos esses representantes. Esteve também presente o Dr. Leslie Chan, que apresentou a iniciativa chamda Open Access Scholarly Information Sourcebook – Oasis. Além dos contatos realizados, o Workshop proporcionou a oportunidade de conhecer iniciativas cubanas de informação.

 

Esse Workshop vislumbrou a oportunidade de maior integração de iniciativas de acesso livre na região e contou com a expectativa de todos para que essas iniciativas se realizem. Ficou decidido, ao final, que o IAP continuará, nas pessoas de Alejandro Caballero, da Academia Cubana de Ciência e Paul Uhlir, diretor do IAP, a acompanhar e intensificar as discussões e iniciativas sobre acesso livre na região.

 

Em termos de recomendação, enfatizei a necessidade do IAP realizar mais eventos como esse de Cuba em outros países da região com o propósito de sensibilizar e conscientizar os pesquisadores e demais segmentos da comunidade científica quanto aos benefícios e importância do Open Acces para a Ciência e a sociedade, em geral.

 

Anúncios

setembro 6, 2008 - Posted by | Sem categoria |

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: