Blog do Kuramoto

Este blog se dedica às discussões relacionadas ao Open Access

PL 1120/2007 será apreciado no dia 16 de abril de 2008

Está confirmado, no próximo dia 16 de abril de 2008, o Projeto de Lei 1120/2007 será apreciado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI). A reunião da CCTCI terá início às 10 horas da manhã da próxima quarta-feira. Esse Projeto de Lei estabelecerá as condições para que seja implantado no país a estratégia denominada via verde do acesso livre à literatura científica. Ou seja, o PL 1120/2007 tornará obrigatório que todas as universidades públicas construam e mantenham os seus repositórios institucionais, estabelecendo em consequência que todos os pesquisadores de cada uma dessas universidades depositem uma cópia do seu trabalho, uma vez selecionado para publicação em uma revista científica, portanto, revista com revisão pelos pares.

Além disso, esse projeto de lei  requere que o Ministério da Ciência e Tecnologia crie uma comissão de alto nível para discutir e estabelecer uma política nacional de acesso livre à literatura científica.

A importância desse projeto de lei não se resume apenas à propiciar um maior acesso à produção científica brasileira e, por que não dizer, internacional, mas garantirá o seu registro e disseminação. Um outo aspecto importante a enfatizar é a possibilidade de um melhor planejamento da ciência brasileira mediante o uso dos indicadores que esses repositórios institucionais poderão fornecer.

Anúncios

abril 14, 2008 - Posted by | Sem categoria | ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: